23/06/2008

Acerca do Teatro

Obrigada amigo Leandro por me convidar a escrever no vosso blogue. Agradeço também ao Professor Carlos tudo o que fez e faz em prol do desenvolvimento da Informática na nossa Universidade.
Inicio esta minha participação falando das actividades na disciplina de Teatro.
Tenho de confessar que ao princípio me deparei com duas graves dificuldades: a falta de disponibilidade de uma sala e a carência de alunos. Assim, e aproveitando a minha experiência nesta área, procurei representações que exigissem um número bastante reduzido de participantes e espaços de ocasião. Neste sentido escolhi a cena "Procissão, Festa na Aldeia", recitação cantada tentando imitar a interpretação do grande Vilaret, complementando com a projecção de imagens alusivas a cada quadra. Neste quadro intervieram como intérpretes Lucinda Nunes, Elisabete Andrade Santos, Ida Côrte-Real, Filomena Serra Santos e Lucília Costa.
Ensaiámos e representámos também " A Agulha e o Dedal", número retirado do filme "A Canção de Lisboa" de Cottineli e Telmo, que foi o primeiro filme sonoro português e do qual se poderá dizer ter sido o iniciador da "comédia portuguesa". Neste número foram intérpretes Lucinda Nunes como Beatriz Costa, Lucília Costa como António Silva, e Filomena Serra Santos e Elisabete Andrade Santos no papel de costureiras.
Fizemos, por fim, uma imitação cómica das "Manas Perliquitetes" figuras típicas e populares da Lisboa antiga, que terão morado para os lados de S. Bento e que se pavoneavam pelas ruas da Baixa. O papel da mana Faustina foi interpretado por Filomena Serra Santos e o da mana Laureana por Elisabete Andrade Santos
A música que apoiava esta cena é de Francisco Patrício, querido amigo residente na Carvoeira. Na reprodução das imagens projectadas no grande ecrã do palco tivemos a preciosa colaboração da nossa jovem Celina professora de História Local e responsável pela Secretaria.
A todos um bem hajam!


Ida Corte-Real

2 comentários:

AUTITV disse...

Minha amiga Ida
Como vê não doeu nada.
E queria-nos privar deste seu texto tão pormenorizado e excelente...!
Para o ano há mais.
Boas férias.
Parabens.
Leandro Guedes

alcinda leal disse...

Obrigada Ida!É assim que podemos dar a conhecer a importância destas actividades!
Boas férias e no próximo ano cá estaremos a fazer mais coisas bonitas!
Alcinda