07/05/2009

Ética e Capitalismo


Ética e Capitalismo

A convite do Dr. Bento Pereira, professor na AUTITV, assistimos no passado dia 6 nas instalações da nossa Universidade, à palestra “Ética e Capitalismo” proferida pelo Professor Doutor João César das Neves, catedrático da Faculdade de Ciências Empresariais e Económicas da Universidade Católica Portuguesa.

É tarefa difícil resumir em poucas linhas tantas ideias ali abordadas.
O que é que se deve fazer para se ter ética? O que um considera ética pode não representar o mesmo para outro. Mas se seguirmos esta regra tão popular “Não faças aos outros aquilo que não queiras que façam a ti” é mais, mas mesmo muito mais, do que meio caminho andado para se a obter.

É comum ouvir dizer-se que o capitalismo ou a economia não têm regras. Na realidade cometem-se crimes, fraudes, erros. Mas também há virtudes. Salvo algumas excepções, o mundo está a viver melhor do que no tempo dos nossos antepassados.

Debrucemo-nos no caso da esperança de vida. Há 200 anos não chegava aos 40 anos. E hoje? Até já se tornou um drama para a segurança social.

Das palavras de César das Neves muito mais haveria para reflectir.
Há sempre alguém que discorda, pois o tema é bastante sensível e toca a todos, mas, no fim da palestra, e depois de responder às questões colocadas, os aplausos não faltaram.

Joaquim Cosme.

Sem comentários: