24/02/2012

VISITA DE ESTUDO AO PALÁCIO FOZ E MUSEU DE SÃO ROQUE

Palácio Foz

Museu de São Roque

Conforme já está anunciado, no dia 9 de Março de 2012, a AUTITV realizará mais uma visita de estudo, organizada pela Professora da Disciplina de História de Portugal, Drª Rita Sarreira, desta vez ao Palácio Foz e ao Museu de São Roque.

A este propósito o nosso colega Joaquim Cosme enviou-nos um breve apontamento que a seguir se transcreve, àcerca de  determinados aspectos respeitantes à zona envolvente e que ele intitulou "Monumento aos Restauradores em Lisboa":
_____________________________________________


Monumento aos Restauradores em Lisboa
No próximo dia 9 de Março um grupo de alunos da AUTITV vai visitar o Palácio Foz e o Museu de São Roque em Lisboa. Penso que vão gostar. Como o Palácio Foz se localiza na Praça dos Restauradores onde se encontra o monumento com este nome, lembrei-me de fazer este apontamento para sugerir aos visitantes que reparem em tal monumento alusivo ao 1º de Dezembro de 1640.
Fala-se que esta data vai deixar de ser considerada feriado. Todos saberão a razão da existência do mesmo mas deixo aqui umas dicas para os mais esquecidos.
Com a morte do rei D. Sebastião e do Cardeal D. Henrique passou a reinar em Portugal D. Filipe I (II de Espanha). Seguiu-se outro Filipe e ainda mais outro. Foram sessenta anos em que os portugueses se sentiram vexados, humilhados, espezinhados, abandonados.
Em 1 de Dezembro de 1640 expulsámos todos os representantes filipinos. É a grande razão para se considerar feriado e ter sido erigido o monumento onde se encontram nomes como Linhas de Elvas, Ameixial, Castelo Rodrigo e Montes Claros. São referências às batalhas que Portugal enfrentou após 1640 para solidificar a sua independência.
Mais outro pormenor que muita gente não repara: Um pouco mais abaixo na fachada do edifício da estação do Rossio está a estátua do rei D. Sebastião. Se passarem lá reparem. E na visita ao Museu de São Roque reparem também na pequena estátua que está a meio do largo dedicada ao cauteleiro. Este largo é vulgarmente conhecido por Largo da Misericórdia ou Largo de São Roque mas nem um nem outro nome estão correctos. Reparem nas placas toponímicas e hão-de ler Largo Trindade Coelho. É este o nome certo. E quem foi Trindade Coelho? Escritor, jurista e notável político. Um dos seus livros mais conhecidos é “Os Meus Amores".

(Joaquim Cosme)

1 comentário:

Joaquim Cosme disse...

Que me desculpem mas é apenas uma experiência. Joaquim Cosme