14/06/2013

Aniversário da AUTITV - Debate no Auditório Municipal...



No dia 7 de Junho de 2013, no âmbito das comemorações do X Aniversário da AUTITV, realizou-se no Auditório Municipal de Torres Vedras, um debate subordinado ao tema: “E SE OS COMPUTADORES PARASSEM? IMPACTO NA SOCIEDADE”.


Este evento teve como dinamizador o Prof. de Informática da AUTITV, Joaquim Carvalho, foi realizado em parceria com o Instituto Superior Politécnico do Oeste (ISPO), foi moderado pela Jornalista da Rádio Oeste, Inês Costa e contou com a participação das seguintes individualidades, cujos curriculos passamos a apresentar:


Prof. Dr. Casimiro Ramos, docente do IADE de 1989 a 2012, Director do ISPO a partir de Março de 2012 e autor de alguns livros técnicos, nomeadamente “Modelos Neoempresariais da Administração Local” e “Elementos de Gestão Empresarial”, publicados em 2007 e 2011, respectivamente.

Prof. Dr. José Magalhães, dinamizador do uso da internet pelo parlamento português, docente universitário, comentador político e escritor (com diversas obras publicadas, de entre elas algumas relacionadas com a informática, tais como: “O Roteiro Prático da Internet” e “Homo s@piens – Cenas da vida no ciberespaço). Desempenhou ainda diversos cargos políticos, nomeadamente como Deputado à Assembleia da República durante várias legislaturas (das III à VIII), Secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Secretário de Estado Adjunto da Administração Interna e Secretário de Estado da Justiça e da Modernização Judiciária.

Dr. Sérgio Morais, Técnico da Protecção Civil da Câmara Municipal de Torres Vedras;

Engº Lino Santos, Chefe do CERT.PT (Computer Emergency  Response Team), desde 2002, membro do Conselho Técnico para a Autoridade Credenciadora Nacional e Oficial de ligação para a ENISA (European Network and Information Security Agency).

É de realçar o trabalho desenvolvido por parte do Prof. Joaquim Carvalho, para a realização deste evento, que culminou com este painel de luxo.

E foi o próprio Prof. Joaquim Carvalho que iniciou a apresentação com um estudo sobre a evolução dos computadores.

Seguiu-se o Director do ISPO, que deu uma autêntica aula sobre a ligação do mundo moderno à Informática e que entre outras coisas nos mostrou um "brinquedo" por si inventado na juventude e que mais tarde o pôde associar aos computadores entretanto surgidos.

Depois foi a vez do Dr. Sérgio Morais, da Câmara Municipal de Torres Vedras, que nos falou das suas actividades no âmbito da Protecção Civil, as quais têm também por base a informática.

A seguir o Engº Lino Santos fez a apresentação da Instituição onde desenvolve a sua actividade, e também da "Autoridade para a Credenciação dos vários Protocolos sobre a Informática a nível Nacional".

Por último falou o Prof. Dr. José Magalhães, pessoa há muito ligada ao mundo da informática, que dissertou sobre as suas experiências nesta área, quer no campos político e docente, como ainda na actividade civil, prendendo a atenção dos presentes pela forma clara, explícita  e brilhante como se dirigiu à assembleia.


É de referir que se tratou de um debate que contou com uma "plateia" muito atenta e participativa, o que demonstra a grande importância e interesse que esta matéria tem para a sociedade em geral.

Sem comentários: