14/02/2014

Pinturas inéditas no Museu de Arte Antiga


Por si só, por tudo quanto nele contém, o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA) é já um louvor à cultura, mais excelso se torna quando acolhe uma dos mais sublimes colecções de pintura proveniente de um dos mais conceituados museus do mundo. Pela primeira vez, o Museu do Prado (Espanha) está no Museu de Arte Antiga (Portugal), ainda que temporariamente, com obras-primas de pintura que não deixam ninguém indiferente, em particular os seniores.
Em boa hora, o Prof. José Travanca concebeu, incentivou e acompanhou um grupo de alunos na visita ao Museu Nacional de Arte Antiga, ontem realizada, contando com a presença da Prof. ª Manuela Estêvão, presidente da AUTITV. Foram 46 alunos da Universidade Sénior de Torres Vedras a desfrutar da excelência pictórica bem evidenciada nas 57 obras de 23 artistas, sob a temática “paisagem nórdica”. Uma “lição” que terá ficado na memória e na retina dos seniores. A “nossa guia” foi notável na maneira como foi descrevendo sobre cada obra e cada artista, suas características, estilos e percepções, paleta de cores, tons e luminosidade.
Uma exposição de pintura nunca tem um olhar crítico comum e a mesma obra é vista de múltiplas formas. Assumindo que assim seja, a nossa mensagem é “não deixem de visitar” este nosso museu, fundado em 1884, mais agora que está com uma exposição de pinturas sobre paisagens holandesas e flamengas, verdadeiras obras-primas, até o dia 30 de Março.
João Godim

Grupo de alunos da AUTITV de visita ao Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa 

3 comentários:

Joaquim Cosme disse...

Ainda bem que gostaram. Este texto está escrito por quem sabe escrever. Joaquim Cosme

Albertina Granja disse...

Tive muita pena de não ir....!!!
Mas pelos relatos de alguns alunos, valeu mesmo a pena...

Andradarte disse...

Belíssimo....Valeu a pena...