11/06/2014

Vista ao Teatro D. Maria II, ao Arco da Rua Augusta e ao Lisboa Story Centre


No passado dia 2 de Junho a AUTITV efectuou uma visita ao Teatro D. Maria II, ao Arco da Rua Augusta e ao Lisboa Story Centre, como actividade da disciplina de História de Portugal.
Foi um passeio muito interessante, que incluiu um almoço livre e que serviu mais uma vez para o convívio alegre e bem disposto dos alunos da AUTITV.
 No Teatro D. Maria II, inaugurado em 1846, visitámos o seu belíssimo interior e apreciámos todo o ambiente próprio de uma sala de espectáculos daquela envergadura. 
A fachada principal é de grande beleza e ostenta, entre outros, a figura de Gil Vicente.


De seguida passámos pela Praça do Rossio (ou de D.Pedro IV), local que, além de ser uma das salas de visita da capital, é uma praça por onde sempre se passeia com agrado. A estátua de D.Pedro IV (de iniciativa de D. Maria II), foi inaugurada em 1870, tendo o lançamento da primeira pedra ocorrido em 1852.
A coluna central da Praça foi levantada em 1867 e tem 27,5 mts de altura. Na sua base estão quatro das qualidades reconhecidas a D.Pedro: Sabedoria, Força, Justiça e Moderação, representadas por quatro mulheres.

E chegámos ao Terreiro do Paço, um projecto de Eugénio dos Santos.
A estátua equestre de D. José tem 14 mts de altura e nela o rei é representado, à romana, montado a cavalo, pisando as serpentes e olhando o Tejo. O pedestal apresenta dois grupos alegóricos: A Fama e o Triunfo. Foi inaugurada em 1775. Na frente estão as armas reais e a esfinge em bronze do Marquês de Pombal, a qual foi retirada em 1777 e reposta por D.Maria II em 1833. Na parte posterior, virado para a rua Augusta, um baixo relevo representa a generosidade e empenho do monarca na reconstrução da cidade, após o terramoto.

O Arco da Rua Augusta, traduz a arte pombalina e neoclássica, tendo na parte superior esculturas que representam a Glória e o Valor. Na parte inferior, esculturas de Nuno Alvares Pereira, Vasco da Gama, Viriato e Marquês de Pombal. Na lateral esquerda, o rio Tejo e na lateral direita, o rio Douro, delimitando ambos a região onde os Lusitanos viveram.
No topo está escrito em latim: "As virtudes dos Maiores para que sirva a todos de ensinamento oferecido a expensas públicas".




Por ultimo o LISBOA STORY CENTRE.

É um centro interpretativo com dois pisos. No piso zero é proposta uma viagem no tempo e no espaço com relatos fiéis. O percurso é de seis núcleos fundamentais, onde se aborda o Rio, a Terra, o Mar, o Céu, os primórdios mitológicos, os colonizados, os conquistadores, as muralhas da antiga cidade, a Lisboa do século XVI, o Padre Voador, a Morte, a Política, o Terramoto de 1755, a cidade em ruínas, a visão de Pombal, a reconstrução da cidade e o Terreiro do Paço.

No 1º. Andar -Lisboa virtual- (maqueta interactiva), que representa o centro de Lisboa e que permite visualizar entre outros: o 25 de Abril, a implantação da Republica e a maqueta de Lisboa pré-pombalina.


Sem comentários: