02/11/2016

Visita de Estudo à AUTITV...

A turma de 12º ano do Curso Profissional de "Técnico Auxiliar de Saúde" da Escola Secundária Henriques Nogueira, visitou a AUTITV, no passado dia 19 de Outubro.

Na altura todos sentimos que, para este grupo de jovens, tinha sido um momento muito especial e a prova disso está na notícia por eles elaborada para o jornal "Badaladas", que muito agradecemos e que a seguir se transcreve:



"Visita de estudo à Universidade Sénior de Torres Vedras

No passado dia 19 de outubro de 2016 a turma do 12º ano do Curso Profissional de Auxiliar de Saúde da Escola Secundária Henriques Nogueira foi conhecer a Universidade Sénior de Torres Vedras e perceber mais sobre o Envelhecimento Ativo. A Organização Mundial de Saúde define Envelhecimento Ativo como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem. Mas, sabemos nós, o envelhecimento pode ter múltiplas vertentes e ser encarado sob diferentes perspetivas.
“Nunca é tarde para aprender!” foi, afinal, a lição que nós, jovens, aprendemos durante a visita porque tivemos a oportunidade de interagir com seniores que pelo dinamismo, entusiasmo, profissionalismo e sobretudo pelo carinho com que nos receberam fizeram-nos pensar que ser jovem não é só ter poucos anos de vida. Ser jovem é uma atitude, é uma maneira de estar, é uma escolha, é aceitar com convicção aquilo que somos e que podemos fazer melhor, não ter medo de errar e ser tolerante com os outros e sobretudo connosco próprios.
Ao regressar à escola a Tatiana comentou “Saio daqui rejuvenescida!” e tem razão porque todos nos sentimos particularmente otimistas e com vontade de convencer os nossos familiares seniores a aderirem à Universidade Sénior. Este projeto merece todo o nosso respeito e admiração e deve, por isso, ser acarinhado e divulgado.
Já é tempo da sociedade abandonar as suas ideias preconcebidas relativamente à população sénior. Eles são cada vez mais e ainda têm muito para dar. Eles são a nossa família, eles são fonte de sabedoria e conhecimento e cabe a todos a responsabilidade de encontrar soluções onde juniores e seniores sejam os dois lados de uma só moeda."

Sem comentários: