11/06/2018

Encontro Anual das UTIS - Nazaré


AUTITV na "reunião magna" da RUTIS.

Dia 7 de Junho de 2018. Data da maior "reunião magna" da RUTIS, desde que tiveram início os "Encontros Nacionais". Presentes mais de 2.400 seniores e muitos mais manifestaram desejo em participar.
Foi um dia histórico para a RUTIS, para todas as academias/universidades seniores e, de um modo muito especial, para a Universidade da Nazaré responsável pela magna organização. A chuva perturbou mas não impossibilitou que todo o programa fosse cumprido. Não admira, portanto, que o ministro do Trabalho, Solidariedade e da SEgurança Social, Vieira da Silva, tivesse palavras de louvor para a RUTIS e para uma "população idosa" beneficiária da obra que as US oferecem aos mais de 45 mil seniores, em todo o país e no estrangeiro.

A Presidente da AUTITV, Manuela Estêvão, com o Ministro Vieira da Silva. Foi a primeira vez que um governante marcou presença num "Encontro Nacional" da RUTIS.

Os primeiros contactos entre "dirigentes, alunos e professores" deram-se no pavilhão onde decorreu o almoço. Casa "super-cheia", onde foram servidas mais de 7.200 refeições. O desfecho saíu imaculado. O velho cliché do "velho" acomodado há muito que deixou de ser verdade.
A chuva não deu tréguas.
Na parte da tarde, o moderno pavilhão da cidade da Nazaré acolheu cerca de três mil seniores. Estava cheio. Aqui decorreram os discursos, as distinções, as festividades e o anúncio da universidade anfitriã do "Encontro Nacional", em 2019 - FUNDÃO.
Para o grupo da AUTITV - Universidade Sénior de Torres Vedras, foi mais uma jornada de confraternização gratificante. O crescimento das US em Portugal é uma realidade. Chegámos a um ponto em que aceitamos a legitimidade de todos quererem participar, um desafio que a RUTIS certamente não deixará de considerar.
Saudações para todos. Muito em especial para a Universidade da Nazaré. Um trabalho hercúleo... que reconhecidamente agradecemos.

Texto - João Gouveia
Fotos - Lourenço Luis

































Sem comentários: