18/02/2019

Museu Nacional de Arte Antiga

Visita à exposição "Terra Adentro", do pintor espanhol Joaquín Sorolla, no Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, no dia 14 de Fevereiro 2019, pelos alunos da Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras


Um grupo de 44 alunos desta Universidade, maioritariamente das disciplinas de Artes, deslocou-se a Lisboa para uma visita à exposição “Terra Adentro”, do pintor espanhol Joaquín Sorolla y Bastida (1863-1923), o mestre nascido em Valência, conhecido em Espanha como "o grande pintor da luz".
A exposição reúne mais de uma centena de quadros daquele pintor, provenientes do Museu Sorolla, de Madrid e de coleções particulares de Espanha, predominando as paisagens que o mestre espanhol do `ar livre` e da `luz intensa` executou nas suas viagens pela Espanha da viragem do século XIX para o século XX, desde a sua Valência natal até ao País Basco e à Andaluzia.
Durante toda a visita, acompanhada por profissionais guias técnicos do museu, os alunos foram unânimes em concordar que se tratava de uma mostra essencial não só no plano cultural, mas preenchendo também uma função pedagógica durante a análise das várias obras, dominadas por contrastes de luz e sombra, cores brilhantes e pinceladas vigorosas, que marcam o movimento, a textura dos tecidos e dos materiais retratados, e a transparência da água do mar.
A primeira exposição individual de Sorolla, fora de Espanha, teve lugar nos Estados Unidos da América, em 1909, na Hispanic Society de Nova Iorque. O sucesso da crítica abriu outros palcos internacionais ao pintor e fez com que o Presidente norte-americano William Taft o escolhesse para fazer o seu retrato oficial.
A exposição no MNAA, em Lisboa, tem data de fecho marcada para 31 de março de 2019, seguindo-se uma grande exposição antológica que a National Gallery de Londres prepara para a primavera de 2019, dedicada ao pintor espanhol.

* * *

Aproveitando esta visita, alguns colegas não quiseram perder a oportunidade de se deslocar à sala onde se encontra temporariamente a famosa tela “Maria Madalena Penitente” do conhecido pintor renascentista, Ticiano (1488 – Veneza 1576), emprestada pelo Museu Hermitage de S. Petersburg.
Ainda houve tempo para apreciar o nosso Domingos Sequeira (1768/1837), na sua relevante obra “Adoração dos Magos”, adquirida em leilão internacional pelo MNAA em 2016, através de pedido de contribuição online de mecenas, passando pelos “Painéis de S. Vicente” de Nuno Gonçalves, na mesma sala e espreitando uma vez mais o Ieronymus Bosch com “As Tentações de S. Antão”.

Ficamos a aguardar nova exposição de arte, para breve.

(Julieta Abano)

Sem comentários: