05/07/2022

De um DÓ e um SI se chega a um SOL

Inseridos num intercâmbio municipal entre as cidades geminadas de Torres Vedras e Villenave D’Ornon, alguns elementos da nossa AUTITV foram família de acolhimento de representantes daquela Cidade Francesa. Associada á componente cultural houve uma solicitação ao Coro da AUTITV para a realização de um espectáculo conjunto dado que os “confréres” franceses tinham um Coro também. Foi um desafio que decidimos aceitar na hora e que se veio a revelar uma decisão acertada que culminou numa excelente experiência.

Assim, no passado domingo, dia 03 de Julho, o convívio começou com um agradável e bem servido almoço que partilhámos com os nossos amigos franceses no Clube de Ténis de Torres Vedras. O Grupo dos Gaiteiros da Freiria abriu as hostes com melodias que tiveram o condão de nos aproximar um pouco mais. Por vezes a música proporciona coisas únicas (e neste dia houve muitas), como alegria, proximidade, partilha de emoções, tudo misturado com aquilo que a maestrina nos “exige” sempre: muitos sorrisos!

Após o almoço, reunimo-nos para o ensaio geral do coro da AUTITV, seguido do único ensaio conjunto com o Coro “La Chorale du Lac”. A expectativa era enorme, havendo um pouco de receio inerente à situação. Mas com a proximidade já estabelecida entre nós e com o gosto comum pela música as dificuldades ultrapassar-se-iam. E assim foi. Ensaiámos em conjunto, três canções francesas e uma portuguesa. Não querendo ser nacionalista, penso que foi agradavelmente surpreendente a forma como entoámos as canções francesas.

Seguiu-se o espectáculo! Esse espectáculo tinha três momentos diferentes: primeiro cantou (à capela) o Coro da AUTITV, com um repertório com predominância em temas tradicionais portugueses a que se juntou um tema em inglês e outro num dialecto sul-africano. Pelo feedback que tivemos, o desempenho foi bem conseguido e agradavelmente aplaudido.
Seguiu-se o Coro do La Chorale du Lac que trouxe fundo musical e nos presenteou com música variada essencialmente francesa. A plateia aplaudiu. Nós gostámos. E houve até participação espontânea em algumas melodias conhecidas (a AUTITV ficou bem representada e os dotes dançantes de alguns elementos fizeram furor). 

Seguidamente os dois Coros fundiram-se num só, para cantar três canções francesas. Penso que foi o momento alto. Foi o culminar de um trabalho quase sem preparação, com um único ensaio e que correu, a meu ver e sentir, muitíssimo bem. O final foi uma demonstração de poder vocal, associado à vontade dos franceses retribuírem o nosso empenho e que nos acompanharam à capela, num tema que não podia ser mais propício: “Acabemos”!


O título deste pequeno texto poderia ser outro, mas penso que de um DÓ francês e um SI português se chegou a um SOL franco português, que estou certo, perdurará na memória daqueles que tiveram o privilégio de o vivenciar e sentir. E sabemos como nos dias que correm as uniões e as partilhas, os sorrisos e os sentimentos são difíceis de encontrar, estimular e concretizar. Para mim foi uma experiência muito enriquecedora.



Cabe aqui um agradecimento à AUTITV, à ASSIM, na pessoa da nossa amiga, colega e cantora Rosália Duarte que teve a ideia deste espetáculo conjunto, à nossa Maestrina Filomena Calado que com muita paciência e perseverança, nos tem levado por grandes desafios e aux notres confreres français.

Ficamos à espera que haja mais SOIS com franceses, ingleses, portugueses………

Carlos Benavente

3 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns pelo concerto oferecido.

Anónimo disse...

Pela parte que me cabe muito obrigada Carlos!!

Anónimo disse...

Parabens a todos.