23/01/2023

CAMINHAR com S. GONÇALO de LAGOS a TORRES VEDRAS

Visita efetuada, no dia 19 de janeiro de 2023, pela professora Maria Rita Sarreira, com os alunos de História Local, à Exposição “Caminhar com S. Gonçalo de Lagos a Torres Vedras”, organizada pelo Museu Municipal de Torres Vedras, no âmbito das comemorações evocativas dos 600 anos da morte de S. Gonçalo de Lagos, Padroeiro de Torres Vedras e de Lagos.

Foi nossa guia a Doutora Isabel Luna investigadora e principal obreira da referida exposição, a quem a professora e os seus alunos deixam um grande abraço de agradecimento, por todo os conhecimentos que nos transmitiu, durante cerca de três horas, sempre com grande entusiasmo e rigor, percorrendo os seis núcleos desta exposição, que passo a enumerar.

Núcleo I
- Dedicado a S, Gonçalo de Lagos que nasceu em Lagos, em torno de 1360 e faleceu em Torres Vedras em 1422. Foi proclamado Bem - Aventurado pelo povo e beatificado pelo Vaticano em 27 de maio de 1778.

No séc. XX, o seu dia de Santo é celebrado a 27 de Outubro.

Núcleo II - Tomámos contato com as diversos retratos de S. Gonçalo, desde a representação na tampa tumular executado em 1518, tábuas pintadas, conjunto azulejar da Portaria do Convento da Graça de Torres Vedras, esculturas barrocas, registos devocionais em forma de estampas e as estátuas de Lagos e de Torres Vedras, respetivamente de Tolentino Albergaria (2001) e Rogério Abreu(2015).

Núcleo III - Referência à mais antiga biografia datada de 1604, da autoria de D. Frei Aleixo de Menezes (1599 – 1617) que foi prior do Convento da Graça de Torres Vedras. Os azulejos do Convento da Graça narram a vida de D. Aleixo, no momento em que toma posse no Convento da Graça até ao desembarque em Goa, depois da sagração como Arcebispo

Núcleo IV - Enumera os inúmeros milagres atribuídos a S. Gonçalo , 40 dos quais estão registados em documentos de autentificação. O mais famoso foi o do rei D. Pedro III, a quem o Santo terá curado uma chaga numa perna.

Núcleo V - A Igreja da Graça , acolheu na parede lateral do altar – mor, a arca - relicário do Santo executado em janeiro 1518 procurada pelos devotos para tirar terra para as curas.

Este relicário seria um cinófilo e não um túmulo relicário. pois que foram trasladados para o altar de S. Gonçalo os restos mortais do Santo, que estariam colocados num cofre, no nicho gradeado da capela –mor, onde está um painel de azulejos , colocado em 1640 com inscrição.

Núcleo VI - A partir do séc. XX , a memória facultativa de S. Gonçalo de Lagos passa a obrigatória e a celebrar-se em 27 de outubro no Patriarcado de Lisboa e Arquidiocese do Algarve, embora o Martirólogo Romano registe 15 de outubro, como dia da sua morte.

Na Igreja de Nª Sª da Graça, no 1º altar da entrada, no lado esquerdo, está a escultura do Santo e as suas relíquias que foram trasladadas para este local em 1784 por determinação de D. Pedro III, que ofereceu um novo relicário- cofre, revestido a brocado de ouro, que foi guardado numa urna de madeira com os atributos do beato: livro, torre e barco.

Passámos, nesta tarde de inverno chuvosa, óptimos momentos de reflexão sobre uma época longínqua, mas ainda presente.

Maria Rita Sarreira

Sem comentários: