27/05/2023

AULA DE PALEOGRAFIA NA MISERICÓRDIA DE TORRES VEDRAS


Mais uma aula fora das instalações da AUTITV, desta vez da disciplina de PALEOGRAFIA ministrada pelo Professor Dr. Zacarias Rito, na Misericórdia de TORRES VEDRAS.

Antecipadamente programada para o tempo lectivo da aula de 25 de maio de 2023, o Professor e alunos da disciplina foram recebidos pelo Sr. Provedor, Eng. Carlos Alberto dos Reis que depois duma forçosamente curta mas interessante visita guiada às instalações da misericórdia, fez questão de connosco assistir à aula.

A razão do local escolhido, deve-se ao facto do Prof. Zacarias estar empenhado num trabalho de organização do vasto espólio documental da Misericórdia da nossa cidade

E por isso ninguém melhor do que ele para falar sobre tudo o que diz respeito aos documentos antigos, alguns com séculos, desde a sua leitura preservação e organização.

O prof. Dr. Zacarias Rito trabalhou no arquivo Nacional da Torre do Tombo. É por isso uma pessoa muito experimentada em lidar com documentos antigos e dá gosto ouvi-lo a ler e a ensinar-nos sobre os “truques e segredos” dos antigos escritos.

Creio que tal como eu, todos os colegas presentes, estamos muito gratos ao Sr. Provedor da Santa Casa pela forma super cortês e gentil com que nos recebeu e naturalmente ao nosso estimado Prof. Zacarias, um grande bem haja, não só por esta aula, mas por toda a competência e paciência com que nos trata durante todo o ano.

Um grande abraço de reconhecimento Prof. Zacarias.

António Lourenço Luís

Sem comentários: