06/03/2012

DIA INTERNACIONAL DA MULHER.....


Na próxima quinta-feira, dia 8 de Março, celebra-se o Dia Internacional da Mulher.
Conforme já foi anunciado, quer através do cartaz que se encontra afixado na Universidade, quer pela publicação do mesmo neste blog, haverá uma palestra subordinada ao tema "SER MULHER", nas Instalações da AUTITV cuja oradora é a Drª. Isabel Antunes.
A propósito deste tema o colega Joaquim Cosme fez-nos chegar um breve apontamento que a seguir se transcreve:
____________________________________________________

8 DE MARÇO – DIA INTERNACIONAL DA MULHER
Todos os anos a 8 de Março celebra-se o Dia Internacional da Mulher.
 Porquê esta data? Todos saberão, no entanto deixo aqui este apontamento:
Nos Estados Unidos a 8 de Março de 1857 (há 155 anos) um grupo de mulheres resolveu fazer greve e encerrar-se na fábrica onde trabalhavam. Qual o motivo da greve?
Pretendiam que o seu horário de trabalho que era de 16 horas diárias (dezasseis horas!) fosse encurtado.
A mando da entidade patronal a fábrica foi incendiada. Morreram 130 mulheres.
Em 1910, na Dinamarca, numa conferência Internacional de Mulheres e em homenagem às que morreram queimadas, ficou decidido que o dia 8 de Março passasse a designar-se Dia Internacional da Mulher.
Em Portugal, onde havia desigualdades entre homens e mulheres, algo se fez para acabar com essas desigualdades. Assim, há 36 anos, a 2 de Abril de 1976, foi aprovada a Constituição da República Portuguesa que no seu artigo 13º. define: “todos os cidadãos têm a mesma dignidade social e são iguais perante a lei. Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão de ascendência, sexo, raça, língua…”
Depois o decreto-lei 392/79 de 20 de Setembro diz: É garantido às mulheres a igualdade com os homens em oportunidades e tratamentos no trabalho e emprego. Não são permitidas a inclusão de cláusulas em instrumentos reguladores de relações laborais que impliquem a discriminação da mulher”.
Provavelmente ainda existem desigualdades mas…a luta continua.
(Joaquim Cosme)

Sem comentários: