02/05/2023

Encontro de Coros na Marinha Grande


Realizou-se no dia 26 de abril, na Casa da Cultura – TEATRO STEPHENS, na Marinha Grande, um Encontro de Grupos Musicais Séniores do Oeste.

O evento foi organizado pela Universidade Sénior da Marinha Grande, tendo contado ainda com a participação da Universidade Sénior de Alcobaça, Universidade Sénior da Benedita, Universidade Sénior Rainha D. Leonor (Caldas da Rainha), Universidade Sénior da Nazaré, Universidade Sénior de Pataias, Universidade Sénior de Peniche, Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras e da Universidade Sénior de Rio Maior.

A iniciativa foi muito positiva, tendo cumprido o propósito de promover a inclusão e socialização dos participantes. O espetáculo foi diversificado, com temas muitas vezes acompanhados pelo público. Nas interpretações dos grupos, sentiu-se o talento dos participantes e a sua motivação para o desempenho.

A Universidade de Torres Vedras fez-se representar com o grupo de CANTARES TRADICIONAIS.

Já tinha visto atuações deste grupo. Destaco o esforço e brio dos seus elementos, a exigência do seu Maestro. No entanto a sua exibição ultrapassou bastante a minha expectativa. O grupo teve uma atuação coesa, afinada e harmónica. O reportório composto por temas com origem no Minho, Trás os Montes, Beira Alta, Alto Alentejo e Baixo Alentejo, incluiu as seguintes cantigas:

- Os moinhos;

- Bai-te labar morena;

- Segadinhas;

- Gallandum;

- Além daquela janela;

- Que rapariga é esta

A música é reconhecida por muitos como uma atividade que desenvolve a mente, promove o equilíbrio, proporciona um estado agradável de bem-estar, e a viagem de retorno a Torres Vedras foi pautada por esse sentimento de bem-estar e ter estado bem. Os rostos estavam risonhos mas serenos. Cantou-se no regresso. Estou pronta para continuar a acompanhar estas iniciativas da Autitv e o meu muito obrigado por um dia bem passado e Parabéns.

Ana Isabel Ladislau

Sem comentários: