Foi uma proveitosa visita, os participantes desfrutaram das belas vistas sobre a parte ribeirinha de Lisboa e de muitos pormenores sobre a robustez da infraestrutura que suporta esta grandiosa obra.
Hoje é fácil avaliar o rápido desenvolvimento que esta ponte proporcionou à margem oposta a Lisboa e a todo o sul de Portugal. Na época este prognóstico estava ao alcance de poucas pessoas.
Foi facultada ao grupo informação sobre todo o caminho processual para a execução do projecto desta grande obra, cujo custo não teve derrapagens e os prazos cumpridos.
A travessia desta ponte por automóveis iniciou em 1966 com a portagem de 10 cêntimos nos auto-ligeiros. Para além de ser auto-sustentável, tornou-se uma grande fonte de receita com os preços actualmente praticados.
O primeiro carro civil a atravessar a Ponte 25 de Abril foi um Austin Seven verde com a matrícula DC–72–48. Nas primeiras dez horas, seguiram-se 50 mil automóveis e cerca de 200 mil pessoas a bordo deles.
Ficamos muito gratos por tudo que a Dr.ª Rita Sarreira nos proporciona, com visitas muito interessantes. Desta vez até nos brindou com uma paragem nos belíssimos jardins de Belém e seu esplendoroso mosteiro, com a oportunidade do grupo se deliciar com os incomparáveis Pasteis.
O nosso Bem Haja,
José Luís de Figueiredo
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