28/02/2010

De novo Fardas e Farpas

Este projecto "Fardas e Farpas" surge no âmbito do bicentenário das linhas de Torres Vedras.
Já aqui publicámos os objectivos do projecto,mas não é demais referir que pretende, de uma forma ligeira mas rigorosa, traçar um quadro deste período histórico tão importante para Portugal e para a região Oeste onde nos inserimos.
Hoje queremos deixar aqui os ecos deste projecto que já teve várias apresentações em escolas Secundárias e outras se seguirão nos meses de Março, Abril e Maio.
Testemunhos dos alunos :«Gostei muito de assistir a esta apresentação sobre as invasões francesas,pois eu desconhecia este assunto.A apresentação foi bem conseguida,o historiador expressou-se muito bem e as senhoras,com os seus poemas estiveram óptimas.Podem fazer mais actividades deste género» Igor
«O encontro foi muito enriquecedor...ficámos a saber mais sobre as Linhas de Torres...a linguagem utilizada pelo"contador de histórias" foi uma ajuda permitindo uma melhor compreensão das informações. As quadras eram bastantes bonitas e alegres. Gostei muito.Devem deslocar-se, se possível,novamente à nossa escola.» Flávio
Todos os testemunhos são deste teor, depois o Ivo Franco quis mostrar a sua veia poética e fez esta pequena brincadeira,segundo ele:

Apesar de todas estas invasões,
Os Franceses não conseguiram vencer
E aliados aos ingleses
Nós, Portugueses, conseguimos triunfar.

Napoleão enviou tropas francesas
Pensando que iam vencer,
Mas o povo Português
É um osso duro de roer

Sem comentários: