Na sequência da visita de estudo efectuada no dia 13 do passado mês de Março, ao Palácio Maçónico do Grande Oriente Lusitano, sob a orientação da Professora da disciplina de História de Portugal, Drª Rita Sarreira e dado o grande interesse manifestado por alunos que, da primeira vez, não tiveram oportunidade de participar nesta experiência, foi realizada ontem, dia 30 de Abril, uma segunda visita a este interessante Palácio, por forma a satisfazer os inúmeros pedidos dos alunos da AUTITV...
Ali chegados, fomos recebidos pelo senhor engenheiro Fernando Sacramento, responsável pelo Museu da Maçonaria instalado no edifício, que, com os seus imensos conhecimentos sobre a Organização e dotado de grande cultura geral, informou os visitantes sobre os rituais e simbologia que identificam a Maçonaria Portuguesa, relacionando-os com a actividade geral do País.

Dos variadíssimos símbolos destacam-se: o DELTA, símbolo da força e do amor; o SOL, símbolo da luz, do conhecimento, da sabedoria, da vida e da saúde; a LUA, símbolo feminino e da vida e, o AVENTAL (o mais conhecido), símbolo do trabalho constante.

Assim, o mineral, o calcário e o mármore são representativos por esta ordem e significam: a infância, a idade adulta e a idade da sabedoria, respectivamente.
Todos os assuntos podem ser abordados pelos maçons. internamente, no seu templo, excepto os relacionados com religião e política. Estes são do foro de cada um e de livre escolha.
Muito há para dizer e conhecer nesta Organização, que está aberta ao público todas as tardes na rua do Grémio Lusitano, ao Bairro Alto. Basta tocar à campainha.

A todos os participantes foi distribuído um elucidativo prospecto sobre o historial, símbolos e actividade da Maçonaria.
O Templo |
Sem comentários:
Enviar um comentário