28/01/2016

Palestra na AUTITV. "Conversas com a Ortopedia Osteoporose"...


Realizou-se esta tarde na sede da AUTITV, uma palestra sobre "Osteoporose", a cargo de quatro especialistas do Hospital "CUF Torres Vedras" (Dr. Sérgio Azevedo e Dr. Eduardo Pegado, da especialidade de Ortopedia, a Nutricionista Drª Joana Malheiro e a Fisiatra Margarida Rodriguez)...



O Dr. Sérgio Azevedo iniciou a sessão explicando que a "osteoporose" é uma doença silenciosa, a qual consiste na redução da massa óssea associada a um desarranjo da arquitectura do osso, o que implica uma maior fragilidade óssea e aumenta o risco de fractura...
Prosseguiu apresentando as principais causas e factores de risco, bem como as suas consequências e a forma de diagnosticar a doença.
A propósito do diagnóstico acrescentou que, para o efeito, mulheres e homens devem realizar "Densitometrias Ósseas, a partir dos 65 e 70 anos, respectivamente.



A exposição do Dr. Eduardo Pegado focou os principais tipos de prevenção (Primária, Secundária e Terciária) e realçou a importância de uma "Vida Saudável", para a qual contribui grandemente, não só o regular exercício físico com impacto e uma alimentação equilibrada, mas também o sol que diariamente todos devemos apanhar (pelo menos durante 10 minutos) para activar a vitamina D tão necessária ao nosso organismo.



A cargo da Drª Joana Malheiro esteve o tema "Osteoporose e Nutrição", tendo sido realçada a grande importância do cálcio no organismo, que, a partir dos 50 anos de idade, deverá ser de 1.200 mg diárias, tendo ainda apresentado lista dos alimentos que o podem fornecer.

 A finalizar, a Fisiatra Margarida Rodriguez falou da importância do exercício físico na Osteoporose e da prevenção das quedas, tendo apresentado alguns tipos de exercícios que considera mais adequados para este efeito.


Todos os temas abordados foram de grande interesse para os presentes, que, no final da sessão e durante o espaço reservado a debate, tiveram oportunidade de  apresentar várias questões e de dialogar com os palestrantes. 

Sem comentários: