26/02/2018

Frutoeste


A Professora da disciplina "Desenvolvimento Local", Palmira Cipriano Lopes, realizou, no dia 23 de Fevereiro, uma visita de estudo à FRUTOESTE, com o objectivo de conhecer uma empresa cooperativa, a forma de administração associativa no ramo da actividade frutícola e a sua importância para o desenvolvimento sócio/económico da região.

Texto de Maria Manuela Estêvão:

No dia 23 de Fevereiro, a Professora da disciplina Desenvolvimento Local, Palmira Lopes, organizou uma visita de estudo à Frutoeste - Cooperativa Agrícola de Horto Fruticultores do Oeste, situada na freguesia da Azueira, concelho de Mafra. 

A Cooperativa foi criada em 1977 com 19 associados e actualmente conta com cerca de 160. Com a criação da central fruteira, em 1988, os associados aumentaram muito a área de produção.



A turma de seniores foi recebida por uma jovem, mas experiente engenheira que forneceu toda a informação sobre o acompanhamento do pomar durante o ano e lembrou que não se pode descurar os tratamentos e a vigilância da sua evolução, para que o resultado final seja o melhor, em termos de produção e qualidade.
A Frutoeste recebe entre 8 a 10 mil toneladas de pêra rocha por ano e recebe também limão e maçãs.
A pêra rocha é uma fruta competitiva porque tem uma grande capacidade de conservação ao frio e de resistência.

Em Portugal há várias zonas de pera rocha mas as condições climatéricas do Oeste fazem com que aqui seja a maior zona de produção e com qualidades acrescidas, segundo informação do senhor Domingos Santos, Director da Frutoeste.
A região Oeste exportou em 2013 cerca de 52640 toneladas de pera rocha para os seguintes países: Reino Unido, Brasil, França, Irlanda, Rússia, Suiça, Polónia, Países Baixos, Marrocos, Canadá e Espanha.
Numa zona da fábrica assistimos à calibragem e à embalagem da pêra e do limão, através de mecanismos modernos até ao seu acondicionamento acompanhado pelo trabalho atento e hábil dos funcionários.
Foi uma interessante visita que nos deixou a meditar sobre todo o processo de envolvimento da pêra desde o produtor até chegar à nossa mesa. 

M.E.

Sem comentários: