05/02/2018

Fundação Calouste Gulbenkian


A AUTITV realizou uma visita de estudo à Fundação Calouste Gulbenkian, no dia 2 de Fevereiro, cuja organização esteve a cargo do Professor José Travanca.

A aluna da AUTITV, Conceição Pereira, fez o seguinte relato:


"No dia 2 de Fevereiro, o Dr. José Travanca, professor da disciplina "A Memória das Palavras" levou os alunos à Fundação Gulbenkian para visitarem a Exposição de Arte Moderna e assistirem a um Concerto no Grande Auditório.
Falou-se da arte e da relação desta com o observador; o que é a realidade e a sua representação desde o pensamento de Platão, na Antiguidade Clássica e de outros filósofos ao longo dos séculos até aos contemporâneos.
Parámos junto de algumas obras da Exposição. Começámos por observar uma instalação de Almeida Carneiro, o retrato do pintor Mário Eloy, um busto de Victor Hugo da autoria do escultor Rodin; O Homem Vermelho, do escultor/gravador, primeiro hiper-realista português, Sérgio Pombo; fotografias e instalações de Helena Almeida e Túlia Saldanha.
Concluímos que as técnicas e as estéticas de cada obra são linguagens usadas pelos artistas fazendo de cada obra uma narrativa. O que define uma verdadeira obra de arte é quando o autor, nessa obra, consegue sintetizar as linguagens do passado e do presente projectando-se no futuro.
É por isso que a arte, em especial a moderna nos interpela: donde viemos, onde estamos e para onde vamos? É um diálogo entre passado, presente e futuro. Sendo assim, a História de Arte acompanha toda a História da Humanidade.
No Grande Auditório assistimos a um Concerto pelo Coro e Orquestra da Fundação Gulbenkian com dois solistas, o barítono americano Thomas Hampson e a soprano Miah Persson. Do programa faziam parte obras do compositor checo A. Dvorak - Canções Bíblicas e do compositor alemão J. Brahms - Um Requiem Alemão.
Estas duas obras, de grande beleza e sensibilidade musical são dignas de nota e das excelentes execuções do Coro e da Orquestra, destaco ainda as extraordinárias interpretações dos solistas.
Depois deste maravilhoso espectáculo todos ficámos de alma cheia e regressámos felizes a Torres Vedras... com desejo de voltar...
Agradecemos ao nosso professor Dr. Travanca ter escolhido para nós este belíssimo programa. 
Para orgulho de todos os Torrienses recordo que a soprano Susana Duarte e os tenores Jorge Leiria e António Gonçalves (maestro da Camerata Vocal de Torres Vedras) fazem parte do Coro Gulbenkian."
C.P.
            


















Sem comentários: