18/05/2018

Carnide - Uma visita que a memória regista

Grupo de autitvianos em Carnide, paróquia fundada em 1279, no distrito de Lisboa

A primeira vez que os seniores da AUTITV visitaram Carnide, em Maio de 2017, foram surpreendidos pela chuva que não permitiu cumprir o programa. Ontem, Maio de 2018, foi tarde de tempo-quente, estado propício para caminhar por entre jardins floridos, árvores centenárias, relvados bem tratados e ao som do cantarolar dos pássaros. Um oásis, como alguns colegas bem diziam.
Carnide do Seminário da Ordem Franciscana, do Convento de Santa Teresa do Menino Jesus e de Carnide "Velha", autênticos quadros ilustrativos de uma cidadania que evoluiu sem perder os seus ícones históricos, mantém as suas raízes que hora se renovam, ora se apagam, como em todas as sociedades.
A história de Carnide, freguesia (paróquia) do distrito de Lisboa, fundada em 1279, tem muito por onde conhecê-la, desde os seus primórdios à actualidade. Porém, nada melhor para conhecer uma localidade e sua história do que ter como guia alguém que ali viveu e reviveu memórias do tempo em mudança. Conhecer Carnide sob a orientação emotiva do Professor Adolfo Conceição, que dali guarda a sua infância e juventude, é muito gratificante.
O Seminário da Ordem Franciscana (Seminário da Luz) é um palacete construído por volta de 1878, com uma fachada neoclássica e interiores decorados com motivos naturalistas e revivalistas, que viria a ser habitado pelos padres Franciscanos, pelo ano de 1939. O seu jardim interior é apaixonante.
O Convento de Santa Teresa do Menino Jesus está identificado com a Ordem dos Carmelitas, ordem católica que surgiu no século XI. É a ordem mais antiga com origem na Ordem do Carmo, à qual está profundamente ligada Santa Teresa de Ávila e São João Cruz. No convento fundado em 1642, viveu, entre 1650 e 1693, a Infanta D. Maria de Bragança, filha ilegítima de D. João IV.
Os documentos mais vetustos (séc. XIII-XV) referem Carnide como um lugar do termo de Lisboa. Há notícias, referentes ao séc. XVI, de que Carnide se transformara em local de descanso, da família real e de outros elementos da corte (o que indica a existência de casas nobres).
NB: Agradecimento ao Professor Adolfo Conceição pela iniciativa que nos levou a conhecer melhor história de Carnide; ao pe. Manuel da Silva Pereira (Seminário da Luz) e ao Frei Gonçalo (Convento de Santa Teresa do Menino Jesus). Carnide - uma visita que a memória regista.

Pe. Manuel da Silva Pereira nos jardins do Convento da Luz. A cada passo traz ao presente memórias do passado. Uma visita-guiada cheia de encanto e beleza

Jardim do convento da Luz é um verdadeiro oásis repleto de jardins, ores, árvores, pássaros, símbolos...onde o silêncio é como se estivéssemos algures a milhas dali!



Sem comentários: