25/05/2018

Socorro... no percurso dos seniores



Quinta-feira, 24 de Maio, visita de estudo à serra do Socorro, situada a 395 metros de altitude. É um dos pontos mais altos do distrito de Lisboa.
Montejunto, com 700 metros, é o monte mais elevado. A Professora Rita Sarreira, da disciplina de história, promoveu a mais de meia centena de alunos da AUTITV, uma aula numa área protegida e que faz parte dos anais da história de Portugal.

Foi a última aula, no exterior, do ano lectivo 2017/2018. O clima na primavera sempre foi instável, ora sol e céu azul, ora chuva e nevoeiro. É sob esta atmosfera que surge uma nova paisagem cheia de cores, tudo parece nascer e renascer. A visita de estudo, à serra do Socorro, no dia de ontem, teve a marca primaveril. O certo, porém, é que o programa de história elaborado pela Professora Rita Sarreira não sofreu alterações, apesar dos chuviscos, do nevoeiro e do contratempo do transporte.

A meio da ladeira o autocarro começa a dar sinais de fraqueza na íngreme e escorregadia encosta. O motorista insiste, o carro não responde. A melhor solução foi fazer o resto do percurso a pé até ao alto da montanha. Os seniores, com idades compreendidas entre os 65 e 83 anos, puseram-se a caminho. Dava-se início ao que alguém comparou com peregrinação religiosa a Nossa Senhora do Socorro. 

  • "No cimo, a serra apresenta um povoado fortificado da idade do ferro (pré-história). No centro está a capela de N.ª Sr.ª do Socorro que terá sido ocupada, na época romana e medieval. A capela é uma construção gótico-manuelina. A festa de N.ª Sr.ª do Socorro realiza-se a 5 de Agosto.
  • A serra do Socorro é considerada o "coração das linhas" de Torres Vedras, porque estava rodeada de sete fortes (quartéis-generais) e por ali ter sido instalada a Estação Central de Comunicações".

Finda a visita, foi prestada uma justíssima homenagem de agradecimento à Prof.ª Rita Sarreira por tudo quanto tem dado à AUTITV - Universidade Sénior. As suas aulas são as mais concorridas: "requerem algumas horas de preparação... pois estamos a falar para pessoas com diversos graus de cultura, o que não é o mesmo do que dar aulas aos jovens". Presente, também, a Prof.ª e presidente da direcção da AUTITV, Manuela Estêvão. Muito do que representa hoje a instituição é obra que nasceu do seu grande e notável empenho.


Boas férias. Até o próximo ano.  

NB: O Prof. Lourenço Luís, da disciplina de fotografia, fez, neste dia, 79 anos. Os "parabéns a você " foi, por todos, entoado. Felicidades. 

João Gouveia




Sem comentários: