04/02/2019

O Albinismo (Ação de informação)


No dia 1 de fevereiro, a Associação Kanimambo, Organização Não Governamental para o Desenvolvimento, através dos seus membros Gonçalo Oliveira e Leonor Ferreira realizou uma ação de informação na AUTITV, sobre a temática do Albinismo.
Através da exposição de ambos, para além de conhecermos mais sobre as caraterísticas do albinismo, ficámos a saber qual a ação da instituição desenvolvida em Moçambique e a problemática social que envolve os indivíduos que nascem com estas caraterísticas nos países em desenvolvimento.
Os ataques a pessoas com albinismo estão associados a um contexto de discriminação e a mitos. Em Moçambique, no contexto cultural e religioso, existem crenças que estas pessoas, devido à “ausência” de cor na pele, olhos e cabelo, são por um lado, uma maldição para a família e comunidade, “são fantasmas” e por outro têm poder, as partes do seu corpo dão saúde e sorte, quando usadas em poções e amuletos.
Este mito torna a diferença extremamente perigosa para quem é portador de albinismo. São pessoas perseguidas, sujeitas a mutilações e à morte.
A Kanimambo promove e apoia a integração social das pessoas com albinismo, nos países lusófonos, em especial em Moçambique, através da informação, educação e angariação de produtos de proteção solar (protetores solares, cicatrizantes, óculos graduados e óculos de sol com proteção UV, chapéus) e de inserção social (roupa, material, escolar e brinquedos).
Os sócios da AUTITV presentes, fizeram várias intervenções (colocaram dúvidas, pedidos de esclarecimentos, apresentação de exemplos, etc.) durante a exposição contribuindo desta forma para a dinamização da ação.
No final da exposição, a AUTITV, através de dois elementos da direção, presenteou os oradores com duas lembranças, em cerâmica, executadas e doadas pelo aluno José Neves Andrade.
Foi visível o interesse da temática por parte dos participantes. Após a intervenção a maioria dos presentes ficou a conversar com os oradores sobre o assunto e a equacionar potenciais ações a desenvolver para colaborarem com a ONG.


(Isabel Bernardo)


1 comentário:

Unknown disse...

Congrats and obrigado, Ms Ferreira :)