10/04/2019

Passeio da AUTITV no Alto Alentejo


Nos dias 7 e 8 de Abril de 2019, um grupo de cerca de 30 elementos da AUTITV fez um passeio ao Alto Alentejo que teve com objectivo principal o contacto com a natureza e o nosso património histórico. 

No primeiro dia saímos de Torres Vedras em direção a praia fluvial do Alamal no concelho de Gavião, num dia cinzento e chuvoso que ainda assim não nos desanimou. Caminhámos no passadiço do Alamal com o imponente castelo de Belver sempre a observar-nos, altaneiro, da outra margem do Tejo. O chuvisco impediu-nos de fazer um pequeno cruzeiro no rio, mas desfrutámos de um excelente almoço de peixinhos do rio no restaurante da praia fluvial. A seguir, visitámos o castelo de Belver, um dos mais completos castelos da arquitectura militar medieval portuguesa. 

Castelo de Vide, denominada a “Sintra do Alentejo” pelo rei D. Pedro V, foi a paragem seguinte. Ai, encontrámos um guia apaixonado pela sua cidade e um profundo conhecedor da história da importante comunidade judaica que se instalou nessas vilas fronteiriças do Alto Alentejo depois da expulsão de Espanha em 1492 pelos reis Católicos. 

Passámos a noite em Alpalhão, pequena vila típica alentejana. 
No dia seguinte, a caminho de Marvão, subimos à Ermida da Nossa Senhora da Penha, sobranceira à bonita vila de Castelo de Vide; dai pudemos desfrutar de uma magnífica vista panorâmica sobre toda a paisagem envolvente. O esforço valeu a pena! 
Em Marvão, uma das mais belas vilas fortificadas do Alentejo, situada em pleno parque natural da Serra de São Mamede no topo da serra do Sapoio, percorremos as ruas de calçadas estreitas e íngremes até o castelo do século XIII que domina toda a região. 
À tarde, visitámos o Fluviário de Mora dedicado aos ecossistemas de água doce, situado no Parque Ecológico do Gameiro. 
A caminhada no passadiço do Cabeção, num fim de tarde quente e soalheiro, sempre ao longo do rio Raia, foi o ponto final deste passeio que privilegiou o contacto com a natureza. 


(Alcinda Leal e Christiane Boeckx-Bray)








Sem comentários: