01/04/2019

VISITA DE ESTUDO AO FORTE DE S. VICENTE - 29 de Março



O estudo da cidade baseado na toponímia , iniciado o ano passado , foi realizado por três grupos de Trabalho, o A (as Águias) o B (os Besouros) e o C ( os Castores). 
Ao grupo dos castores calhou a parte periférica norte, onde se situam as referências às Linhas de Torres Vedras, com a Rotunda de Welington ( doc nº 4) , a rua das Linhas de Torres Vedras (doc nº 6) e o forte de S. Vicente (doc nº 7).
Foi propósito do grupo prosseguir o estudo no local com um percurso até ao forte, estudo que não chegou a ser realizado em 2018, ficando o propósito de continuar o trabalho no próximo ano. 
Os documentos referidos, 4º, 6º e7º, na altura baseados em bibliografia sobre o tema, foram este ano completados com uma visita de estudo ao forte de S. Vicente, onde foi possível obter informações complementares, através da exposição de documentos visuais completada com a explicação do guia sobre os mesmos, e pelo filme documental que nos foi exibido. 
A visita proporcionou-nos um melhor entendimento do que foi a situação de guerra passada nesta região há dois séculos atrás. 
Fora do centro interpretativo e até lá chegar, fomos apreciando a paisagem, com acentuada orografia de caraterística mediterrânica, conforme com o que temos vindo a verificar na matéria das últimas aulas deste ano. 
Pena é, diz a professora da disciplina, que os alunos que foram a esta visita de estudo, não tenham sido os mesmos que realizaram o trabalho o ano passado. De qualquer forma remete-se para a leitura dos documentos 4º, 6º e 7º do grupo C (os castores) acima referidos e constantes no trabalho do ano passado. 
Relatado pela professora da disciplina, Palmira Cipriano Lopes

Sem comentários: