23/05/2019

Picos da Europa - 18 a 22 de Maio de 2019


Muitos de nós já sabíamos que Espanha é o país da paisagem imensa que começa nos Pirinéus a Norte e acaba nas praias do Sul. Quando atravessamos os planaltos “cinematográficos” de Aragão e das Astúrias com os seus prados verdes, onde o gado pastoreia e os ninhos de cegonha abundam, percebemos melhor como é grande este país e por que razão os espanhóis são tão orgulhosos da sua terra. 

Mas Espanha também é o país da arquitectura monumental. Uma arquitectura feita de pedra, exuberante nos seus elementos e monumental na sua grandiosidade. As suas cidades, e nomeadamente as que visitamos: Salamanca, Zamora, Léon e Oviedo são grandes cidades, onde o antigo convive harmoniosamente com o moderno. As suas Igrejas, Catedrais, palácios e edifícios mais antigos que encerram séculos de História, não chocam com a modernidade das zonas mais modernas com as suas avenidas largas, as grandes lojas e os seus belos jardins. Depois as suas “Plazas Mayores”, com as suas esplanadas, sempre repletas de gente, onde homens, mulheres, jovens e menos jovens, se encontram para conviver ou simplesmente “chalrar”, num clima de animação e sã convivência, que não passa despercebido a qualquer visitante. 
Se esta Espanha já era por muitos de nós conhecida, faltava, contudo, conhecer e descobrir mais um tesouro: os chamados Picos da Europa. 
Difícil descrever tanta beleza, pois são tantas as paisagens soberbas, onde existe uma admirável combinação da natureza entre os altos cumes e os vales profundos, onde deslizam com relativa suavidade os rios que se estreitam nas gargantas abruptas de rocha nos desfiladeiros sinuosos de arrepiante beleza. Todo este Parque Natural é de extrema riqueza natural onde somos convidados a lavar o olhar e a confortar a alma perante tanta beleza. 
Destacar algo nesta viagem é tarefa difícil. Contudo, fica-nos na memória a descida arrepiante do longo desfiladeiro de Hermida, o verdíssimo Vale do Rio Deva a caminho de Potes; a bacia hidrográfica de Riaño, de onde se avistam os Piscos ao longe, já com alguma nostalgia; os bosques de Covadonga com a sua basílica e a gruta plenas de espiritualidade: os magníficos vitrais da monumental catedral de Léon; a tipicidade do pequeno Pueblo de Sanabria e o grande lago vizinho, o maior lago glacial da Península. 
Enfim, uma viagem que poderia ser cansativa, dadas as distâncias que se percorreram em autocarro tornou-se agradável e tranquila. As das paisagens deslumbrantes, o conhecimento da arte e da história das grandes cidades, a óptima
estadia que os bons hotéis proporcionaram, um grupo animado e uma preciosa “ajuda” de S. Pedro, muito contribuíram para o seu êxito. 
Um aplauso final para a Direcção da AUTITV pela organização impecável de toda a viagem e um carinhoso e eterno agradecimento à nossa querida professora Fátima Tomás, por mais esta bela iniciativa, a juntar a tantas outras, e a quem nos atrevemos pedir, desde já, uma nova ideia para o próximo ano. 

Luís Sobreiro

Sem comentários: