13/05/2019

Projecção de Documentário sobre o Museu do Papel

No dia 10 de Maio foi exibido um documentário, que nos foi gentilmente oferecido pelo Museu do Papel de Santa Maria da Feira, aquando da visita efectuada ao referido Museu, pelos alunos da disciplina de "Oficina do Papel".

O conteúdo deste pequeno filme tem testemunhos de operários que trabalharam neste espaço, na época em que naquele local laborava a fábrica, que mais tarde veio a ser transformada num interessante espaço museulogico.

Testemunhos na primeira pessoa, de um trabalho bastante árduo, tanto em esforço físico como em condições muito precárias, sem conforto, onde muitas vezes os operários, descalços (por não ganharem o suficiente para comprar sapatos), passavam o dia inteiro molhados, porque o papel secava pendurado, através das correntes de ar que atravessavam as instalações e era pendurado a escorrer água.
Mas, se analisarmos as condições de vida e de trabalho da maioria das profissões no pós Segunda Guerra Mundial, chegaremos à conclusão que todos os trabalhos tinham o mesmo grau de dureza: muito esforço braçal, muitas horas de trabalho.
Adorei a visita ao Museu do Papel e fiquei a valorizar o papel ainda mais com tudo o que foi relatado, com o que vi e o que senti.

Maria Cristina Cunha 

Sem comentários: