19/05/2025

Encontro de Grupos Musicais das Universidades Seniores do Oeste (US)

Realizou-se, no passado dia 16 de maio, o Encontro de Grupos Musicais das Universidades Seniores do Oeste (US), cabendo à AUTITV a sua organização e acolhimento dos participantes.



As atuações tiveram lugar no Teatro Cine, realizando-se os preparativos e alguns ensaios na parte da manhã e as respetivas apresentações ao longo da tarde.

A AUTITV desde bastante cedo iniciou os contactos com todas as US para planear o evento, de forma a que tudo estivesse a postos no momento exato. Foi com algum esforço e muita insistência que fomos recolhendo as informações necessárias, tais como, número de participantes, reportório musical, contribuições para p lanche, necessidades de mobilidade reduzida, etc.

A receção às diversas US, aquando da sua chegada, era feita pelos respetivos “padrinhos” (alunos voluntários da AUTITV), que acompanharam os participantes durante toda a sua estadia em Torres Vedras. Foi importante esta presença contínua do “padrinho”, pois facilitou a circulação, pela cidade, entre a chegada, o Teatro Cine e o Pavilhão Multiusos.



Foram 10 as US do Oeste que participaram, com os seus talentosos músicos e cantores, neste evento, a saber (por ordem de apresentação): US de Alfeizerão, US de Alcobaça, US da Benedita, US Rainha D. Leonor das Caldas da Rainha, US de Peniche, Us da Marinha Grandes, US da Nazaré, US de Pataias, US de Rio Maior e a US de Torres Vedras.



Cada grupo musical apresentou, em média 4 canções, com os seus Grupos de Cavaquinhos ou Tunas, contribuindo, assim, para uma alegre e divertida tarde musical, plena de alegria e boa disposição.


Honraram-nos com a sua presença o senhor Nelson Aniceto, vereador da Câmara Municipal de Torres Vedras, bem como a senhora secretária da Junta de Freguesia de Santa Maria, S. Pedro e Matacães, D. Filipa Coelho. Numas breves palavras finais, o senhor Vereador enalteceu o evento bem como a importância das US na valorização do conhecimento intelectual, troca de experiências mútuas e ocupação de momentos de eventual isolamento.



O evento terminou, da melhor maneira, com um lanche partilhado, no qual cada US colaborou, trazendo para o grupo as iguarias que melhor caracteriza a sua região. Foi, sem dúvida, um momento de confraternização informal e troca de experiências, ficando, cada um de nós mais rico com a partilha mútua dos conhecimentos e vivências.

Zacarias Dias

Sem comentários: