03/03/2012

VISITA DE ESTUDO DA AUTITV....


Organizada pelo Professor Novais Granada da disciplina “Oficina da Escrita”, realizou-se, no dia 1 de Março de 2012, uma viagem que levou os alunos da AUTITV a conhecer os “COUTOS DE ALCOBAÇA”, que, na sua fase de maior expansão, chegaram a abranger uma área de 440km2, sendo os Monges de Cister Senhores de 14 vilas, das quais 4 eram portos de mar.
Esta viagem teve por isso como objectivo dar a conhecer a importância da Ordem de Cister em Portugal e o seu enorme e valioso contributo para o desenvolvimento da região.
 Assim, pelas 8,30h da manhã, o grupo da AUTITV (aproximadamente 55 pessoas), saíu de Torres Vedras rumo a Alcobaça, onde foi efectuada a primeira paragem para uma visita pormenorizada ao Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça e ao Centro Histórico daquela cidade.
Depois de ouvidas as várias e interessantes explicações históricas dadas pelo Dr. Novais Granada sobre as visitas em apreço, seguiu-se o almoço no Restaurante “D. Frei Bernardo”, onde o grupo, em alegre convívio, saboreou pratos típicos da gastronomia daquela zona.
Após o almoço, seguiu-se a visita ao “Museu Raul da Bernarda”, onde foi possível apreciar, além da “Exposição dos Trajes do Rancho Alcoa Alusivos à Louça de Alcobaça” (exposição temporária que mostra e retrata a memória histórica, etnográfica e artística de um passado marcante da vida social e cultural de Alcobaça), também a “Colecção de Cerâmica Raul da Bernarda” (exposição permanente que regista e enaltece um património com mais de 135 anos de memória e cujas peças únicas expostas cronologicamente, documentam a beleza, a importância e a riqueza da indústria cerâmica de Alcobaça).
Depois seguiu-se a visita ao “Convento de Cós” (classificado como Edifício de Interesse Nacional), mandado construir em 1279, por D. Fernando Abade do Mosteiro de Alcobaça, para mulheres viúvas que levassem uma vida piedosa, cumprindo assim uma cláusula do testamento do Rei D. Sancho II.
A finalizar esta viagem fizemos uma paragem em Aljubarrota e um passeio a pé pela Vila, para podermos apreciar a traça de natureza histórico-medieval que ainda conserva, cujos edifícios são caracterizados pela cor branca nas paredes e pelo uso de cantarias, colunas e janelas de geometria vária. Passámos ainda pelas Igrejas de S. Vicente e da Misericórdia e pelo Celeiro e Pelourinho.
O regresso a Torres Vedras fez-se ao final do dia, constatando-se,  que a viagem foi do inteiro agrado de todos quantos nela participaram e com a convicção de que muito aprendemos durante esta visita de estudo.
É ainda de realçar que a boa disposição ao longo do dia foi uma constante e que, para tal, muito contribuíu o bom humor do nosso colega Cosme que, quer nas deslocações de autocarro, quer durante o almoço, nos pôs a todos a “rir a bandeiras despregadas”.
ESTÃO DE PARABÉNS:
A Direcção da AUTITV;
O Dr. Novais Granada pela iniciativa de promover esta visita e pelos conhecimentos que nos transmitiu;
O colega Cosme, sempre incansável em manter o grupo bem disposto e animado;

E obviamente todo o grupo pela forma alegre, descontraída e divertida como participou neste evento.
Foi na verdade um dia muito bem passado......:.!!!!!!


Coutos de AlcobaÇA Slideshow: Albertina’s trip to Alcobaca, Estremadura, Portugal was created by TripAdvisor. See another Alcobaca slideshow. Create your own stunning free slideshow from your travel photos.

(Albertina Granja)

2 comentários:

Joaquim Cosme disse...

Já tinha ido várias vezes a Alcobaça e pensava que conhecia tudo. Afinal nunca tido ido a Cós. Há sempre um Portugal desconhecido, como diz o povo.Gostei imenso desta viagem principalmente pela camaradagem.

Joaquim Cosme

Andradarte disse...

Deve ter sido uma boa vista......e
com animação especial....então!!!!