17/02/2020

Claustros do Convento da Graça


No dia 13 de Fevereiro, de 2020, a professora Rita Sarreira, da disciplina de "História Local", organizou uma visita de estudo à Igreja e Convento de Nossa Senhora da Graça, em Torres Vedras, para um estudo e apreciação dos azulejos ali existentes.

O grupo de 40 alunos foi recebido pela Conservadora do Museu Leonel Trindade, Isabel de Luna, licenciada em História/Arqueologia pela Universidade do Porto, com Pós-Graduação em Direito do Património Cultural pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e "Master of Anthropoloy.Museoloy", pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa.
No decorrer da visita, foram analisados os azulejos que, desde 1725, revestem as paredes dos Claustros do Convento da Graça, os quais são atribuídos a um pintor azulejador desconhecido, que assinava todas as suas obras com P.M.P. 
Estes azulejos ilustram a vida de D. Frei Aleixo de Meneses, que ingressou no convento de Nossa Senhora da Graça de Lisboa com 15 anos de idade e onde recebeu o hábito de eremita de Santo Agostinho, a 24 de Fevereiro de 1574.

Dando continuidade à interessante visita, foi possível aprofundar os conhecimentos sobre a vida de Frei Aleixo de Meneses, que, em Coimbra, frequentou os cursos de Filosofia e Teologia e, em 1588, com 28 anos de idade, foi eleito prior do convento de Nossa Senhora da Graça de Torres Vedras, onde exerceu o cargo até 1590. 
Cinco anos depois (em 1595), Frei Aleixo de Meneses embarcou para a Índia, e, ao  chegar a Goa (onde se fixou), aí fundou vários conventos, casas de acolhimento para mulheres, igrejas e colégios. Em 1607 exerceu o cargo de vice-rei da Índia e ao regressar a Portugal foi nomeado arcebispo de Braga, tendo tomado posse em 1612, com 53 anos de idade. 
Veo afalecer em Madrid em 1617 com 58 anos e encontra-se sepultado na capela-mor da Igreja do Pópulo, em Braga.

Outros painéis de azulejos encontram-se também na Igreja do Convento de Nª Sª da Graça, em particular na sala da portaria,os quais apresentam a vida de S. Gonçalo de Lagos, prior na vila de Torres Vedras entre 1412 e 1422.
A finalizar esta visita, o grupo de alunos da AUTITV teve oportunidade de assistir a uma mostra de vários azulejos de diferentes épocas, estilos, técnicas e materiais.

                                                                          (Helena Pina)








Sem comentários: