22/02/2020

Concerto na Gulbenkian

No dia 20 de Fevereiro , um grupo de alunos da Autitv, acompanhados pelo Dr. José Travanca, deslocaram-se ao Grande Auditório da Fundação Calouste Gulbenkian para assistirem ao concerto, "Sagração da Primavera", dirigido pelo actual Maestro Titular da Orquestra Gulbenkian, Lorenzo Viotti.
Na primeira parte foi apresentada a Sinfonia Nº.6, em Fá maior, op.68, de Ludwig van Beethoven e, a segunda parte, foi preenchida com "A Sagração da Primavera" de Igor Stravinsky.
Neste concerto, o jovem maestro italiano, abraçou o desafio de realçar os contrastes dos dois compositores, levando o público a descobrir as afinidades encontradas nos génios e, nas suas obras, com 100 anos distanciadas no tempo.
Igor Stravinsky, nasceu em 1882, na Rússia e era filho de um cantor de ópera e de uma pianista.
Logo de menino começou a estudar música, mas os seus pais preferiram o curso de Direito que acabou por nunca chegar a exercer.
Em 1910 alcançou a fama com a ópera "Pássaro de Fogo" e, em 1913, estreou a sua célebre obra "A Sagração da Primavera" que nas suas "dissonâncias musicais" lhe mereceram severas críticas do público.
Após ter perdido familiares muito próximos, foi viver para os Estados Unidos onde se tornou um
dos compositores favoritos do século XX.
Foi com "A Sagração da Primavera" que o seu nome entrou na história da música universal.
Igor Stravinsky morreu aos 88 anos em Nova Yorque.
Foi um concerto do agrado de todos e regressámos, com os nossos conhecimentos musicais, mais enriquecidos. 

Maria Manuela Estêvão

Sem comentários: