03/02/2020

Fundação Calouste Gulbenkian - Concerto Imperador

Ludwig van Beethoven 

Ludwig van Beethoven é considerado um dos pilares da música clássica ocidental. Compositor e pianista criou obras maravilhosas que foram reproduzidas por orquestras de todo o mundo. 

Nasceu em Dezembro de 1770 na Alemanha e faleceu a 26 de Março de 1827, em Viena de Áustria. 

Atacado por uma surdez que os médicos não conseguiam tratar começou a isolar-se, entrou em depressões constantes e o seu carácter passou a ser de uma pessoa irascível e nada sociável. 

Mudou-se a conselho do médico para Heiligenstadt e, em 1802, desgostoso pela surdez que o impedia de ouvir os sons dos instrumentos e até os da natureza, resolveu pôr termo à vida tentando o suicídio. 

Escreveu uma " carta testamento" aos dois irmãos explicando o motivo que o levava a tão angustiante decisão. 

Esta carta foi encontrada numa gaveta da sua secretária já depois da sua morte. 

Mas a arte foi mais forte e, o desejo de testemunhar ao mundo o que sentia, levou-o a compor com mais ardor. 

Depois do testamento de Heiligenstadt, escrito em 6 de Outubro de 1802, escreveu já quase sem ouvir nada as melhores obras, entre elas a Sinfonia nº 3, "Eroica", considerada a sua primeira obra monumental. 

Compôs concertos para piano e violino; sonatas para piano, violino e violoncelo, a famosa Missa Solene e também a Ópera Fidelio. 

Das várias sinfonias, a "Nona" foi a que mais o consagrou. 

Beethoven foi sempre condicionado pelo equilíbrio, pelo amor à Natureza e ideais humanitários. Foi considerado um poeta músico. 

A Autitv no dia 30 de Janeiro, teve oportunidade de apreciar o maravilhoso Concerto da Orquestra Gulbenkian, dedicado a Ludwig van Beethoven. 

O programa iniciou com a Abertura Leonore III, em movimento Adágio - Allegro, composta em 1806. 

A Sinfonia nº 8, em Fá maior, op.93, e o Concerto para Piano e Orquestra nº5, em Mi bemol maior, op.73, popularmente conhecido por Concerto do Imperador que foi escrito entre 1809 e 1811 em Viena e dedicado ao Arquiduque Rudolf seu patrono. 

A Orquestra da Gulbenkian foi magistralmente dirigida pelo Maestro Jaime Martin que ocupa o lugar de Director Musical da Orquestra de Câmara de Los Angeles. 

O pianista russo, Alexei Volodin foi entusiasticamente aplaudido pela sua belíssima interpretação no Concerto para Piano nº5. 

Foi uma noite em que a cultura musical a todos envolveu, deixando-nos de espírito mais leve. 

Ao Dr. José Travanca os nossos agradecimentos pela sua prestimosa colaboração.

Maria Manuela Estêvão

Sem comentários: