04/02/2020

Palestra - Revisitar o Convento de São Pedro de Alcântara e a Capela dos Lencastres


No dia 31 de janeiro, na sala 2 da AUTITV, uma nova "viagem" a Lisboa, guiada pela Dr.ª Maria Teresa Lopes Pereira, nossa conterrânea, para REVISITAR O CONVENTO S. PEDRO DE ALCÂNTARA onde, nos anos sessenta, foi aluna do INSTITUTO LUISA TÓDI, dirigido pelas Irmãs da Apresentação de Maria, congregação francesa dedicada à Educação e à Música.

Fomos levados a percorrer, através de fotos, o património arquitectónico e artístico do edifício que, depois do terramoto de 1755, avançou e recuou no espaço por vicissitudes políticas e ocupacionais da cidade. Sabe-se que os originais jardins abrangiam toda a área frontal até ao limiar do atual Miradouro de S. Pedro de Alcântara; hoje dessa zona resta ao convento a sumptuosa Portaria, magnífico portão de ferro com exuberante escadaria de mármore ladeada de painéis de azulejo ilustrando a vida do SANTO. Por razões de logística funcional a entrada sempre se fez pela rua Luísa Tódi que circunda o convento da rua da ROSA à rua de S. Pedro, todo um quarteirão, atual pertença da  Misericórdia de Lisboa com um programa de utilização cultural variado.
Quanto à riqueza do seu recheio, foi dada especial atenção à estatuária e aos quadros, nomeadamente aos da sacristia que, ainda não estudados na totalidade dos pormenores pictóricos que encerram, ilustram a simbologia religiosa da CRUZ, carga que arrasta à exaustão a existência humana até se transformar em escada de Salvação e de acesso ao "céu" para quem a souber suportar e sublimar. 
Destaque foi dado à JÓIA DO CONVENTO, a CAPELA DOS LENCASTRES (mecenas dos Franciscanos e inquisidores do reino), peça única da arquitetura portuguesa pela raridade dos mármores coloridos e vivos que, artística e esteticamente conjugados, revestem as paredes e o chão, oferecendo um fascinante resultado floral e geométrico que obriga o visitante a certificar-se, pelo toque, da origem do material usado que, em contraste com a suavidade da pintura do teto, induz sinestesias de encantamento e beleza de um espaço espetacular.

Num estilo simples o coloquial característico, a oradora transformou saber de investigação séria e cuidada em SABEDORIA, dom que nem todos possuem e, por isso, foi aplaudida pela assistência da AUTITV e pelo  grupo de "MENINAS DE S. PEDRO" que, acedendo ao convite, acompanhou com prazer a colega e Amiga ("a nossa historiadora") que terminou a palestra com uma foto das alunas do colégio, num ensaio para um concerto dirigido pela divinal Irmã Nuno de STA Maria. 


OBRIGADA pela comovente surpresa da nossa Memória coletiva! Obrigada também à Direção pelas palmas, flores e lanche e a toda a assistência que se deixou levar nesta "viagem" conduzida pelo Conhecimento e pela Amizade.

Odete Bento 
        







1 comentário:

Odete Bento disse...

A autora redigiu o texto segundo o acordo ortográfico vigente ,alterado por quem o transpôs para o Blog porque a Autitv continua a utilizar o antigo A.O.
Odete Bento