No dia 14 de Junho, a manhã iniciou com a apresentação da História e Serviços da Biblioteca Municipal de Torres Vedras.
A sessão foi conduzida pela Diretora da Biblioteca Municipal de Torres Vedras (Dr.ª Goretti Cascalheira), coadjuvada por uma das suas colaboradoras (Vera Fortunato).
Depois exibiram um vídeo sobre a Moagem Clemente, espaço onde se situam actualmente, desde 2016, as instalações da Biblioteca.
No vídeo, mostrou-se o processo de operações que permitem transformar os cereais (essencialmente o trigo) nas respectivas farinhas.
O vídeo reporta-se, ao que supomos, às actividades da moagem a partir da década de 70 (séc. XX), até ao seu encerramento, em 1990. O início das actividades da moagem remonta a 1924.
Seguiram-se as intervenções de alguns participantes a propósito das memórias que ainda têm da moagem.
No final, as responsáveis da Biblioteca distribuíram alguma documentação referente ao seu funcionamento.
No período da tarde, pelas 15.15h, foi apresentada a atividade “Momentos de opereta”, relativa à disciplina de Alemão, orientada pela prof. Manuela Braga. Nela participaram Salvador Ferreira, Isabel Rodrigues e Carlos Benavente.
Após uma pequena abordagem à fonética da Língua Alemã, foi lido e “enviado” a todos os alunos, professores, e membros da Autitv, um postal virtual, expressando votos de boas férias e desejando um reencontro no próximo ano com melhores perspectivas.
Seguiram-se três canções de três operetas de Franz Lehár, nomeadamente, “Meine Lippen sie küssen so heiss” da oper. Giuditta; “Dein ist mein ganzes Herz” da oper. Das Land des Lächelns (A terra dos Sorrisos) em que o solista foi Carlos Benavente, e finalmente com a participação do público, “Lippen schweigen” da oper. Die lustige Witwe (A Viúva Alegre). O acompanhamento foi feito por instrumental de piano (You Tube).
Terminou a sessão com um pequeno hino a Autitv “ Hoch soll sie leben”, desejando longa vida a esta instituição.
E para finalizar, depois de um dia recheado de momentos dedicados à mente, às 16 horas fizemos jus à máxima; “Mente Sã em Corpo São” do poeta romano, Juvenal.
O professor Fernando Prata, que lecciona a disciplina de Iniciação ao Golfe, apresentou a atividade que, trouxe de fora para dentro da Autitv, instalando o material ligado à modalidade numa pequena superfície do salão das actividades. Um saco de golfe, vários tacos, (ou ferros que têm números de 1 a 9, incluindo o putter e o pitch). Instalámos um pequeno tapete simulando o drive, saída de um buraco, também denominado por tee, e outro tapete simulando o green , ou seja, o final do buraco.
Os visitantes puderam experimentar e tomar contacto com a modalidade com as indicações do professor, usando-se para tal, inicialmente, bolas de plástico furadas e, por último as verdadeiras bolas de golfe que pesam mais ou menos 45 gramas e que, numa tacada em campo pode atingir mais de 200 km hora. Um campo de golfe pode ter 9 ou 18 buracos e claro muitas regras para cumprir.
Foi uma actividade muito visitada e que satisfez a curiosidade a alguns e gerou saudades a antigos praticantes. Fechámos assim o nosso dia cultural.
Celestino Narciso
1 comentário:
Saúdo o prof. Fernando Prata pela iniciativa e por conseguir mais praticantes nesta actividade desportiva.
Enviar um comentário