15/06/2022

14 de Junho - Comemorações do XIX Aniversário da AUTITV

No dia 14 de Junho, a manhã iniciou com a apresentação da História e Serviços da Biblioteca Municipal de Torres Vedras.

A sessão foi conduzida pela Diretora da Biblioteca Municipal de Torres Vedras (Dr.ª Goretti Cascalheira), coadjuvada por uma das suas colaboradoras (Vera Fortunato).


As duas técnicas fizeram uma síntese histórica da Biblioteca, dos seus diferentes espaços onde se localizaram, bem como do alargamento sucessivo das actividades/valências e públicos que têm procurado servir.

Depois exibiram um vídeo sobre a Moagem Clemente, espaço onde se situam actualmente, desde 2016, as instalações da Biblioteca.

No vídeo, mostrou-se o processo de operações que permitem transformar os cereais (essencialmente o trigo) nas respectivas farinhas.

O vídeo reporta-se, ao que supomos, às actividades da moagem a partir da década de 70 (séc. XX), até ao seu encerramento, em 1990. O início das actividades da moagem remonta a 1924.

Seguiram-se as intervenções de alguns participantes a propósito das memórias que ainda têm da moagem.

No final, as responsáveis da Biblioteca distribuíram alguma documentação referente ao seu funcionamento.

No período da tarde, pelas 15.15h, foi apresentada a atividade “Momentos de opereta”, relativa à disciplina de Alemão, orientada pela prof. Manuela Braga. Nela participaram Salvador Ferreira, Isabel Rodrigues e Carlos Benavente.

Após uma pequena abordagem à fonética da Língua Alemã, foi lido e “enviado” a todos os alunos, professores, e membros da Autitv, um postal virtual, expressando votos de boas férias e desejando um reencontro no próximo ano com melhores perspectivas.

Seguiram-se três canções de três operetas de Franz Lehár, nomeadamente, “Meine Lippen sie küssen so heiss” da oper. Giuditta; “Dein ist mein ganzes Herz” da oper. Das Land des Lächelns (A terra dos Sorrisos) em que o solista foi Carlos Benavente, e finalmente com a participação do público, “Lippen schweigen” da oper. Die lustige Witwe (A Viúva Alegre). O acompanhamento foi feito por instrumental de piano (You Tube).

Terminou a sessão com um pequeno hino a Autitv “ Hoch soll sie leben”, desejando longa vida a esta instituição.

E para finalizar, depois de um dia recheado de momentos dedicados à mente, às 16 horas fizemos jus à máxima; “Mente Sã em Corpo São” do poeta romano, Juvenal.

O professor Fernando Prata, que lecciona a disciplina de Iniciação ao Golfe, apresentou a atividade que, trouxe de fora para dentro da Autitv, instalando o material ligado à modalidade numa pequena superfície do salão das actividades. Um saco de golfe, vários tacos, (ou ferros que têm números de 1 a 9, incluindo o putter e o pitch). Instalámos um pequeno tapete simulando o drive, saída de um buraco, também denominado por tee, e outro tapete simulando o green , ou seja, o final do buraco.

Os visitantes puderam experimentar e tomar contacto com a modalidade com as indicações do professor, usando-se para tal, inicialmente, bolas de plástico furadas e, por último as verdadeiras bolas de golfe que pesam mais ou menos 45 gramas e que, numa tacada em campo pode atingir mais de 200 km hora. Um campo de golfe pode ter 9 ou 18 buracos e claro muitas regras para cumprir.

Foi uma actividade muito visitada e que satisfez a curiosidade a alguns e gerou saudades a antigos praticantes. Fechámos assim o nosso dia cultural.

Celestino Narciso

1 comentário:

anilda disse...

Saúdo o prof. Fernando Prata pela iniciativa e por conseguir mais praticantes nesta actividade desportiva.