13/06/2022

Comemorações do XIX Aniversário da AUTITV - Dia 9 de junho

No quarto dia das comemorações do Aniversário da AUTITV, dia 9 de junho, a manhã começou com duas aulas agradáveis e incentivadoras no que concerne à informação e desenvolvimento da mente.

Numa dessas aulas, orientada pela professora Fátima Avelino, foi agradável ouvir histórias de Itália e das suas gentes contadas com graça e avidamente ouvidas por todos os presentes com vocabulários correntes em várias províncias daquele país. No final, uma canção de Domenico Modugno, alegremente cantada pelos presentes.

Na outra aula, orientada pelo professor Celestino Narciso, falou-se ma Matemática, sem a qual é impossível viver, já que esta matéria sendo a ciência do raciocínio lógico e abstrato é fundamental para compreender a origem e a natureza de tudo o que nos rodeia.

Brincou-se com os números e raciocínio lógico e “quadrados mágicos” para, no final, se avançar para a construção/obtenção de uma simetria numérica a partir do número 11. Começou-se com o 11 x 11 (11 2) e assim sucessivamente até (111 111 111)2.

Concluindo, a matemática para além de ser fundamental para a compreensão da evolução das coisas, também pode ser divertida.

No período da tarde, a professora Julieta Abano, encerrou com a execução de uma tela em acrílico, onde explicou as técnicas de pintura, desde o desenho até à mistura de cores e aplicação na tela. Brindou-nos com um bonito trabalho e a aprendizagem mais aprofundada da sua elaboração.


O tempo correu célere.

Helena Carronda

1 comentário:

anilda disse...

Dia bem preenchido e enriquecido com os conhecimentos e ensinamentos dos Professores que generosamente presenteiam.