No tempo em que calçávamos o 26, medíamos pouco mais de um metro e éramos tão leves que quase podíamos voar, os aniversários demoravam sempre muito a chegar, nós para ali na espera, a fazer conta aos presentes que talvez nunca viéssemos a abrir pois os nossos desejos eram sempre maiores que a bolsa dos nossos pais…Enfim, a nossa fita métrica do tempo era outra quando éramos crianças.
Hoje o tempo corre cada vez mais veloz e, no dia 4 de Junho, festejámos mais um aniversário da AUTITV, campo fértil onde se semeia o conhecimento, a arte, o afeto, a cultura, lugar onde vamos descobrindo quem fomos, quem somos e, ainda, quem queremos ser, saindo da inércia e da indiferença para nos transformarmos em seres criativos e solidários.
Anualmente, escutando, aprendendo, partilhando, fazendo… escolhemos, de acordo com as nossas vivências e as nossas histórias pessoais, os percursos do saber e do fazer que, tão generosamente, os professores deste espaço nos oferecem, encontrando neles a coesão mas também a infinitude, sentindo-nos ao mesmo tempo únicos e insubstituíveis mas também plurais.
Sim, em cada sala de aula há uma espécie de reação que nos transforma, que nos reconfigura, que nos permite fazer, desfazer e refazer as nossas ideias, conferindo um novo sentido aos nossos dias.
Frequentar a AUTITV é assim como embarcar numa espécie de navio dos argonautas, em aventura fascinante e movente que nos contamina os dias, recebendo-os em claridade e alegria, transfigurando-nos, transformando dentro de cada um de nós, o texto de quem somos.
Sem faltar à verdade podemos afirmar que juntos formamos uma espécie de poema, tal como as partículas formam os materiais por processos físicos de sedimentação ou transformação química.
É essa a magia sensível da AUTITV, abrir portas e janelas para sermos e crescermos JUNTOS. Crescermos não por fora mas por dentro pois o nosso pequeno mundo interior se vai enchendo dos incontáveis mundos dos outros.
De facto há duas vertentes distintas de tempo, e diferentes objetos que o simbolizam.
De um lado o tempo de Cronos que nos indica a passagem dos dias que vão do nosso nascimento à morte, nas suas mãos a ampulheta do tempo linear, a foice… Do outro, o tempo de Kairos, o deus grego dos momentos de felicidade e criação, com a sua balança e as suas asas, tempo que nos permite operarmos mudanças interiores e exteriores, tempo da criatividade, tempo qualitativo.
A AUTITV é a territorialização do tempo de Kairos, lugar para onde converge a nossa vontade de Viver, num convívio e aprendizagens que nos fazem espelhos uns dos outros, e onde se sabe que as nossas memórias podem ser FUTURO.
Aqui os momentos deixam de ser átomos para se integrarem numa cadeia imensa e luminosa feita das nossas mil luzes interiores. Sim, aqui é possível criarmos constelações de estrelas usando todas as que brilham nos nossos olhos por cada novo ano que passa.
Feliz Aniversário AUTITV!
Ana Meireles
Sem comentários:
Enviar um comentário