09/06/2022

Agenda Cultural dia 8 de junho 2022 (quarta-feira)

No primeiro dia, foi simples, traduziu-se num trabalho escalonado. No segundo, dia 8, tornou-se mais complexo. O Covid teve a particularidade de nos surpreender e assustar, pondo-nos à prova quanto ao futuro da nossa agenda cultural, que irá até dia 15 de junho. Aconteceu que uma parte dos participantes ficaram positivos e arredados dos festejos.
Deu-se a volta ao medo e ao imprevisto…. A equipa ficou reduzida, mas arrepiou caminho.

A agenda cultural do dia 8 de junho teve início às 10h30, com as aulas abertas de História de Portugal e História Local, dadas pela Profª Maria Rita Sarreira.
A motivação, o conhecimento e a experiência da professora Rita Sarreira produziram um estímulo socio-cultural afectivo nos presentes que, colou a assistência às suas palavras cheias de, entusiasmo e saber. Utilizou para as sessões, os recursos áudio visuais disponíveis, tornando as aulas numa agradável viagem ao passado. Um dos temas abordados foi despoletado pela pergunta ”Porque se estuda história?” falou-se de Marc Bloch, Estado Novo… Na 2ª parte na aula de História Local, um dos temas focados foi o dos arranjos dos casamentos na nossa Corte Real. Isto é, da Princesa Dona Leonor de Portugal, filha de D. Duarte I e de Leonor de Aragão. A princesa nasceu em Torres Vedras em 18 de Setembro de 1434. Aos 17 anos parte para Itália para se juntar ao seu marido Frederico III, Sacro Imperador Romano – Germânico. Teve 5 filhos, vindo a falecer a 30 de Setembro de 1467. Este facto despertou muito interesse na assistência.

A história transporta-nos até ao passado, a partir da inesperada descoberta de um objeto de uma fotografia, de um documento. Um dos seus objetivos é interpretar o passado para vivermos melhor o presente e prepararmos avisadamente o futuro.


Esta actividade fechou a parte da manhã. Contudo o recinto encontra-se continuamente aberto ao público para que os trabalhos expostos possam ser apreciados. Desde a cerâmica, azulejo, estanho, arte do papel, bordados, fotografia e à pintura, dispomos de uma panóplia de trabalhos produzidos pelos alunos da Autitv com a orientação dos seus professores.



O período da tarde iniciou com o workshop de artes decorativas onde a prof.ª Ana Branca Marcelino e alunas ensaiaram a decoração de velas. 


Seguidamente, a disciplina de Oficina do Papel, leccionada pela prof.ª Cristina Cunha brindou-nos com a construção do Coração de Viana para nos serenar a nossa tarde.


Pelas 16h30, a Profª. Concha Sousa Martins e os seus alunos, proporcionaram à assistência uma” Viagem virtual a Paris e Londres.” Apresentou um pequeno filme onde podemos visitar os principais monumentos destas grandes capitais europeias. Os alunos das disciplinas de Francês e Inglês legendaram oralmente os slides, fazendo o seu enquadramento histórico. Foram momentos de cultura e lazer muito agradáveis.

Pelas 18h30 realizou-se “Cantigas e Poemas – Tertúlia”. No arranque e de improviso aconteceu stand-up, fado e poesia. Foi um belo momento de convívio, seguidamente animado pelos professores Pinto Gonçalves e Manuel Teixeira, que tocaram e cantaram com o acompanhamento do público, cantigas populares e de intervenção. Foi um encontro que proporcionou a todos um fim de tarde fantástico. Encerrámos com uns salgadinhos e vinho que, apesar de morno nos serviu para restaurar o corpo e a alma.

O dia fechou com saldo positivo. Apesar de algumas imprevisibilidades, o programa cumpriu-se.

Fecho esta pequena resenha do dia com um excerto do poema de Florbela Espanca.

 

                

“Mistério”

Gosto de ti, ó chuva, nos beirados,

Dizendo coisas que ninguém entende!

Da tua cantilena se desprende

Um sonho de magia e de pecados.

……….

Talvez um dia entenda o teu mistério….

Quando, inerte, na paz do cemitério,

O meu corpo matar a fome às rosas!

Maria Parreirinha                    

Sem comentários: