08/06/2022

Relatório do dia 7 de Junho

1 – Aula de Sustentabilidade – Prof.ª Maria do Carmo Dias

2 – Aula de Cordofones (aula aberta) – Prof. Joaquim Pinto Gonçalves

3 – Aula de Inglês "The writer´s corner" – Prof.ª Manuela Braga

4 – Atuação da Tuna – Prof. Manuel Teixeira

5 – Atuação do Grupo de Violas – Prof. Luís Sobreiro



1 - A aula de Sustentabilidade, facultada pela Prof.ª Maria do Carmo Dias, com os seguintes temas abordados:

- A produção de alimentos proteicos

- Consumo anual de carne por pessoa

- Emissão de gases de efeito de estufa em Co2

- A produção anual de carne - Aumentou 5 x desde 1960.

Abordou também o tema: A Nossa Terra é Sagrada, descrevendo a carta do Grande Chefe Índio Seatle a Franklin Pierce em 1854, dissertando sobre a terra Mãe, os rios nossos irmãos, os quais devemos tratar e respeitar com a mesma doçura que se deverá tratar um irmão.

O homem branco, não teceu a rede da vida.

A falta de amor à terra sagrada, sujando o leito que a protege, poderá perder a possibilidade da sobrevivência do ser humano.



2 - Aula aberta, de Cordofones, facultada pelo Prof. Pinto Gonçalves, com a participação de alunos e o envolvimento dos participantes e assistência.

A forma eloquente, com saberes, alegria e um transbordar de grande envolvimento com o público assistente, foram momentos de felicidade e entretenimento, que muitos teremos que agradecer ao Prof. acima referenciado, e também a magnífica exibição dos alunos que mostraram as suas aprendizagens adquiridas na aula de Cordofones.


3 – Aula de Inglês "The writer´s corner"

Pelas 15h foi apresentada a atividade “The writer’s corner” relativa à disciplina de Inglês, orientada pela prof. Manuela Braga. Nela participaram os alunos Celestino Narciso, Gilda Cerveira, Isabel Rodrigues, Albertina Granja, Ana isabel Ladislau, Maria José Vaz e Maria Isabel Freire.

A apresentação começou com uma pequena dramatização de um excerto do conto de Oscar Wilde (1854 – 1900) “ The ghost of Canterville”, tendo-se seguido a canção “Sigh no more, ladies, sigh no more”, escrita por William Shakespeare (1564 – 1616) para a comédia “ Much Ado about Nothing”. Tratou-se de uma versão da cantora britânica Allyson Moyet para o espetáculo “Shakespeare live” por altura dos 400 anos da morte do escritor.

Foi interpretada por Manuela Braga e coro de alunos, e acompanhada na parte instrumental por Christiane Boeckx, Marie-Jeanne Schills e pelo prof. Luis Sobreiro.


4 – Atuação da Tuna, dirigida pelo Prof. Manuel Teixeira, com a participação dos alunos, que frequentam as suas aulas.

Foram momentos magníficos que nos deliciaram com as belas canções, alegres e com
temas diversos. O Prof. incentivou e convidou o público assistente a participar, transformando a aula em momentos de verdadeiro entusiasmo, conseguindo que todos cantassem!



5 – Para finalizar o dia 07/06, aconteceu a participação do Grupo de Violas do Prof. Luís Sobreiro, que magistralmente coordenou o seu grupo de alunos.

Foram momentos de beleza, de sonho, de verdadeira cumplicidade, entre os alunos e os presentes na assistência.

O desempenho dos alunos, dirigidos com maestria, pelo Prof. Luís Sobreiro, transportou-nos a caminhos celestiais e de verdadeira beleza.

Obrigada aos professores e alunos pelo maravilhoso desempenho, com que nos presentearam.

Desta forma findou o dia, com a maravilhosa participação de todos os intervenientes.

Maria da Conceição Calhamar

Sem comentários: