17/12/2009

Jornadas de Exercício e Saúde

Com coordenação da professora de Ginástica de Manutenção, Tânia Andrade Santos, realizaram-se na nossa Universidade nos dias 27 e 28 de Novembro as Jornadas de Exercício e Saúde.
Depois da apresentação das saudações e cumprimentos de boas vindas por Manuela Estêvão, Presidente da Direcção da AUTITV, iniciou a sessão a Nutricionista Rita Almeida que abordou o tema “A Nutrição na Actividade Física” e a seguir o Licenciado em Exercício e Saúde Pedro Gonçalves que escolheu o tema “Osteoporose”.
Cada um apresentou os seus conhecimentos e experiências acerca dos temas escolhidos e depois em diálogo com a assistência foram abordando questões relacionadas com obesidade, osteoporose, hipertensão, reumatologia, insónias, depressão, prisão de ventre, enfim, tudo o que vai atormentando diariamente os alunos desta Universidade.
No segundo dia foram oradores o Médico Francisco Crespo com o tema relacionado com Actividade, Mobilidade e Alimentação – influência nas doenças vasculares, o Licenciado em Educação Física Pedro Medeiros que se debruçou sobre Patologias da Coluna Vertebral e a Licenciada em Aptidão Física e Saúde Tânia Andrade Santos que escolheu o tema Qualidade de Vida e Autonomia Funcional do Idoso.
A assistência mostrou-se interessada e tal como no dia anterior foram apresentadas algumas questões aos conferencistas e por estes rapidamente esclarecidas. Chamaram a atenção para os cuidados a ter com as desidratações, com o controle regular da tensão arterial, com as gorduras, com o açúcar ou com a inactividade que por estranho que pareça pode causar doença.
Seguiu-se um lanche. Um lanche saudável como se aconselhava para encerrar umas jornadas com estes temas. A ementa foi elaborada pela Nutricionista Rita Almeida. Nada de vinhos nem cervejas nem outras bebidas alcoólicas. Havia sumos e chás. Ah! Aquele pão de mistura ou as espetadas de tomate e queijo!

Sem comentários: