17/12/2009

Visita ao Museu da Lourinhã


No dia 3 de Dezembro fomos ao Museu da Lourinhã. (situado na vila da Lourinhã) fundado em 1984 pelo Grupo de Etnografia e Arqueologia da Lourinhã, numa Associação sem fundos lucrativos, cuja sobrevivência depende essencialmente do público que o visita.
Pudemos observar exposições temáticas, cujo espólio é oriundo das dádivas da população e de trabalhos de campo distribuindo-se por quatro secções: Arqueologia (salientamos a estátua – menir do calcolítico encontrada no Reguengo Grande), Arte Sacra, Etnografia e o recente Pavilhão de Paleontologia.
Nas três primeiras secções, acompanhados por um guia recordámos alguns dos instrumentos (nossos conhecidos) usados nos séculos XIX e XX e, que fizeram parte da vida quotidiana dos agricultores, dos industriais, dos comerciantes e até brinquedos de madeira que lembram a nossa meninice e fizeram as nossas delícias!
Mas a principal atenção concentrava-se no pavilhão de Paleontologia. Aqui se encontra a maior colecção ibérica de fosseis dinossauros do Jurássico Superior, imaginem… há 150 milhões de anos muitos deles percorreram as nossas terras do Oeste!
À nossa espera estava a Dra. Sílvia Padrão, que brilhantemente (própria dos que amam o seu trabalho) explicou cada uma das réplicas expostas, chamando a atenção para os achados correspondentes que se encontram nas vitrinas, salientando sempre as características morfológicas e seu significado e, ainda as características ambientais da nossa terra nesta época.
Destacou os vestígios de: dinossauros carnívoros como o lourinhanosaurus Antunes, de gigantesco dinossauro herbívoro dinheirosaurus lourinhanenssis (encontrado em Porto Dinheiro) e dos vários ossos fósseis de dinossauro carnívoro contendo os mais antigos embriões de dinossauro de todo o mundo e o segundo maior conhecido com mais de cem ovos.
Muitos destes dinossauros são únicos exemplares conhecidos destas espécies. Também pudemos observar fósseis de diferentes invertebrados, peixes, crocodilos, tartarugas, mamíferos, pegadas de dinossauro e a espuma de uma onda.
Esta nossa visita para muitos de nós serviu para completar os conhecimentos já adquiridos na aula de História Local.
Maria Rita Sarreira

1 comentário:

anilda disse...

Parbéns a todos e um mt OBRIGADO à Drª Rita que para além do contributo que dá com as suas aulas ainda nos presenteia com este magnificos passeios culturais.
Bem Haja.
Abraço grande para todos

anilda