11/03/2012

Faleceu o nosso prof Carlos Silva.

É com pesar que comunicamos que faleceu o nosso prof Carlos Silva
A ele se deve a criação deste blog e também a criação de muitos dos blogs dos seus alunos, que ele acarinhava com entusiasmo.
Foi prof de "damas", "xadrez", "bridge", "informática" e "blogs". Foi também aluno de várias disciplinas, apesar dos seus quase 80 anos.
Era um entusiasta convicto da nossa universidade, passando aqui grande parte do seu tempo, mesmo sem ter aulas para dar ou receber, apenas para conviver com os seus colegas.
Era uma figura simpática, de corpo franzino, mas sempre muito activo.
Para ele vai a nossa homenagem.
Transcrevemos a seguir um texto que publicou num dos seus blogs. Podiamos ter escolhido textos mais sérios e eles são muitos, mas ao escolhermos este, estamos a homenagear o seu lado humorista, brincalhão e ao mesmo tempo a sua preocupação e pesquisa constantes do comportamento humano:

(Leando Guedes)
____________________________________________________

A capacidade de observação de alguns seres, deixa-me aturdido e em queda na perplexidade.
Em regra fixam coisas que nada acrescentam ou tornam proveitoso o seu dia a dia, sobre carregando a memória e até talvez sacando-lhe capacidade para outras relevâncias ou ainda, beneficio de duvida, serão tão loucos quanto eu...ou mais.
Um dia destes, por acaso daqueles em que a agenda me apertava, fazendo prever horas penosas de espera em portas fechadas ou só entreabertas, logrei engenhosamente ludibriar esse facto, urdindo distracção deliciosa.
Calcei um sapato de cada cor, assim como a peúga, e saí à rua enfrentando a lide já prevista, todavia de olho nas eventuais reacções àquela quebra de pseudo normalidade de quem com isso nada tinha.
Minorou as tarefas, resultando em pleno e ainda descobri existirem pessoas que pensam haver peúgas direitas e esquerdas.
Foi útil, porventura não inovador, pois também já havia caído numa esparrela semelhante, observando um tipo a simular que falava ao telemóvel, quase gritando, e este era, nem mais nem menos que uma simples esferográfica e ainda por cima sem marca.
Santa paciência... e o louco sou eu, sem dúvida.”

4 comentários:

AUTITV disse...

Partiu um amigo.
Conheci-o apenas quando vim para a Universidade.

Cedo tivemos conversas interessantes, com gargalhadas à mistura.
Insistiu sempre comigo para que fosse para as damas, para o xadrez, para o bridge, para que criasse um blog. Fiz-lhe a vontade e ele ficou muito contente. Como eu, outros colegas nossos abriram seu blog também. E vibrava ao ver o meu blog a crescer e quando reaparecia mais um dos meus antigos companheiros de guerra ele parecia "um dos nossos", tal era a sua alegria.
Tive com ele muita empatia e procurei sempre compreender o seu lado afectivo, que era algo insondavel.
Era amigo do seu amigo, era meu amigo.
Eu sei!
Paz à sua alma!
Leandro Guedes.

Joaquim Cosme disse...

Tinha muita simpatia pelo professor Carlos Silva. Deixa-me saudades.
Joaquim Cosme

Andradarte disse...

Se tenho os Blogs, devo-o a ele, que
insistiu comigo, ao ponto de ir a
minha casa várias vezes. até me ver agarrado ao primeiro, o 'Andradarte',
cujo nome me ajudou a escolher...
As duvidas iam aparecendo e eu.... em
casa dele.....(pois era meu vizinho).
Descanse em Paz....

Albertina Granja disse...

Conheci o Prof. Carlos Silva, há cerca de 3 anos, quando me inscrevi na AUTITV e comecei a frequentar algumas aulas....
Recordo-me quando tentou convencer-me a inscrever na disciplina de "iniciação ao bridge", a qual estava sob a sua orientação. Argumentei que não tinha quaisquer conhecimentos que me permitissem tomar tal decisão..., mas ele insistiu e convenceu-me....
E desde então comecei a conhecer o Prof. Carlos Silva que,sempre afável e simpático com todos, mas sobretudo com uma enorme paciência comigo,conseguiu que eu desse os primeiros passos naquela área que ele tanto gostava....!!!
Mas a doença retirou-o do nosso convívio, o que todos lamentámos, contudo, conforme era sua vontade e com a ajuda do colega João Sarzedas, não deixámos nunca de nos reunir.....!!!!
No passado ano lectivo, tal como no presente, o grupo do "bridge" cresceu e não são raras as vezes em que todos temos comentado: "COMO O PROF. CARLOS FICARIA CONTENTE SE PUDESSE VER QUE O "SEU" GRUPO DO BRIDGE DUPLICOU....!!!!!"
Infelizmente ele já não teve esse prazer....
Que descanse em Paz....