16/03/2012

VISITA DE ESTUDO À IGREJA DE SÃO PEDRO DE DOIS PORTOS E À CAPELA DO SIROL


Hoje dia 16 de Março de 2012, um grupo de alunos da AUTITV deslocou-se a Dois Portos para uma visita de estudo organizada pela Drª Rita Sarreira, Professora da Disciplina de “História Local”, à Igreja de São Pedro e à Capela do Sirol.
A visita em apreço foi guiada pelo pároco da respectiva freguesia, que, de forma detalhada, nos relatou a “história” destes  dois belíssimos imóveis classificados de “interesse público”.
No que se refere à Igreja de São Pedro de Dois Portos, a sua construção remonta ao primeiro terço do Século XVI e é uma edificação manuelina que possui três naves divididas por arcos redondos e colunas quinhentistas, sendo as paredes forradas a azulejos da época em que ocorre a sua construção (Seculo XVI).
Nesta Igreja, além dos altares laterais que nos apresentam verdadeiras obras de arte sacra, são ainda dignos de realce:
·       a capela-mor que é revestida em mármore rosa e negro e que apresenta um retábulo do final do Século XVII e quatro painéis em tábua (que representam a acção preponderante de São pedro no seio da Igreja Católica);

·       o tecto, todo em madeira, inspirado numa técnica muçulmana, rara em Portugal;

·       e a sacristia revestida a painéis de azulejos do Seculo XVIII.
Quanto à Capela do Sirol, ou “Capela de Nossa Senhora da Purificação”, trata-se de uma construção do Século XVIII, que apresenta no seu interior um interessante e surpreendente conjunto de trabalho em estuque que, além de revestir completamente as paredes e a abóbada, faz realçar, em ambos os lados da capela, quatro grandes painéis representando os Evangelistas S. Mateus, S. Marcos, S. João e S. Lucas.
No altar-mor encontra-se a imagem de Nossa Senhora com o Menino e na fachada existe uma inscrição que nos diz ter sido esta capela“benta a 20 de Julho de 1749”.
Foi mais uma interessante visita de estudo que nos proporcionou a todos um conhecimento mais alargado do património histórico-religioso existente no Concelho de Torres Vedras, pelo que estão de parabéns:
- A Direcção da AUTITV que nos proporcionou esta visita; 
- A Drª Rita Sarreira que a organizou; 
- E todos os alunos que nela participaram.

Igreja de São Pedro de Dois Portos e Capela do Sirol Slideshow: Albertina’s trip to Torres Vedras, Estremadura, Portugal was created by TripAdvisor. See another Torres Vedras slideshow. Create your own stunning slideshow with our free photo slideshow maker.

3 comentários:

Joaquim Cosme disse...

Já conhecia a Paroquial de Dois Portos e a Capela do Sirol. Hoje só me foi possível ir à Igreja de São Pedro.
Gostei da maneira simples, clara e acolhedora com que o Senhor Padre Ricardo explicou a história do templo.
Obrigado Senhor Padre.
Joaquim Cosme

Albertina Granja disse...

Eu não conhecia nenhuma das igrejas.
Gostei muito desta visita e também da forma tão simpática e afável como todo o grupo foi recebido pelo Padre Ricardo.

leandro guedes disse...

Também eu nunca tinha entrado nestas Igrejas. E fiquei maravilhado.
O tecto em "masseira" que se mostra na Igreja de Dois Portos e o tecto da Igreja do Sirol, foram para mim um deslumbramento. Depois as imagens duma e as pinturas da outra, as sacristias, as talhas douradas, os paramentos e outros acessórios eclisiásticas, alguns deles com centenas de anos, rigorosa e cuidadosamente preservados e as explicações do Sr. Padre Ricardo, fizeram o resto.
Gostei muito desta visita.
Leandro Guedes.