14/03/2015

O Palácio Maçónico...!!!


Passar uma tarde (cerca de quatro horas seguidas) no interior de uma instituição maçónica, a ouvir, a ver e a fotografar, sem restrições, terá sido para os seniores da Universidade de Torres Vedras uma experiência nunca vivida.
Maçonaria, organização secreta, poderes ocultos, bem, mal, maçons, maçonas, são mais ou menos o que são consoante a informação que temos. Nada melhor do que ir à fonte e lá desvendar os mistérios.
Aqui chegados, há que agradecer a iniciativa da Drª Rita Sarreira e da AUTITV, pela visão que têm sobre o "saber de descoberta" que move os alunos das universidades seniores.
Estivemos, no dia 13 (sexta-feira), do mês de Março, na sede do Grande Oriente Lusitano, em Lisboa, "uma das mais antigas Obediências Maçónicas Europeias, fundado em 1802.
O palácio maçónico alberga também o Museu Maçónico Português, considerado um dos melhores da Europa, fundado em 1984". Um museu aberto de portas fechadas, mas que pode ser visitado de segunda a sexta feira, entre as 14,30 e as 17,30 horas. Para entrar basta premir a campainha.
O Dr. Fernando Sacramento, director do museu maçónico, tem todo o saber histórico da maçonaria, o que para os visitantes é muito gratificante. O secretismo e as ideias imprecisas sobre a maçonaria são um livro aberto, porque "nós caminhamos sempre aos ombros dos que nos antecederam, a humanidade faz-se a caminhar". Na teoria tudo é simbólico, porém, "a árvore genealógica é a memória do cordão umbilical de quem somos agora".
Toda a atenção dos seniores estava concentrada no director do museu, qual secretismo, qual invenção.
Como podemos ter opinião sobre o que não conhecemos?
Mas é verdade que "os senhores do poder sempre usaram a religião e a maçonaria".
Na loja maçónica todos são tratados por igual, nivelados por cima, em fraternidade e liberdade de consciência, todos são intérpretes da verdade do saber, sem tabus, reconhecendo que o conhecimento pleno é inatingível.
neste momento, há cerca de cinco mil maçons (incluindo maçonas) e, só em Lisboa, há 65 lojas maçónicas.
Uma aula pelo tempo e no templo da maçonaria em Portugal, sem secretismos, uma "viagem" pela história da maçonaria, a ficar na "reserva mental" de cada um.

nota - informam-se as pessoas que ficaram em lista de espera e eventualmente outros interessados, que vai haver uma nova visita, no próximo dia 30 de Abril.



Sem comentários: