05/03/2015

Uma palestra professoral.



O Dr. José Fialho Feliciano foi brilhante na palestra professoral que proferiu no auditório da AUTITV, na tarde de hoje, ante uma plateia de alunos seniores atenta. O tema “Desenvolvimento Sustentável” foi o mote para uma abordagem concisa e transversal à crise que entrou na vida dos portugueses como uma chaga difícil de sarar.    
“Hoje, venho aqui discutir um problema”, começou por sublinhar. Quem somos? Como é que nos tornamos humanos? “São duas questões que temos sempre presente quando queremos sair da crise”. E deu o exemplo da tríade: austeridade, crescimento e desenvolvimento. Sem estes pilares a funcionar em articulação não há desenvolvimento sustentável.
Para o orador, a crise europeia chega após ter rebentado a bolha americana e Portugal não pode evitar. “Quando a bolha rebentou milhares de americanos ficaram sem casa”, os bancos ficaram sem liquidez, a hecatombe financeira deu-se num ápice. Na opinião do docente José Feliciano “sempre que há crise, o dinheiro é deslocado de um mercado para outro mercado”. Os países do sul da Europa foram arrasados, porque mais débeis, e tiveram que recorrer aos bancos do norte da Europa, contraindo empréstimos a juros altíssimos. “90 % do dinheiro que circula no mundo processa-se através de acções financeiras”, observou.
A situação de Portugal está muito para além do desejável. A dívida pública portuguesa está em 128,8 % do PIB (Produto Interno Bruto) enquanto que a dívida das empresas é de 143 %. Cerca de 94,4 % do tecido empresarial português está em microempresas que têm uma dívida da ordem dos 48 %. Tudo somado, “a dívida global de Portugal ascende a mais de 350 % do PIB, sendo a dívida mais alta da Europa e das mais altas do mundo”, revela o Dr. José Feliciano.
Traçando uma imagem mais abrangente, o palestrante considera que “ estamos a viver num contexto muito agreste. A crise em Portugal vai para sete anos e o mundo de hoje é dominado pela lógica financeira”. O Dr. José Feliciano faz o reparo sobre a distribuição da riqueza no mundo: “apenas 1 % da população detém 45 % da riqueza mundial” e que “não há crescimento com salários baixos”, sem deixar de referir que enquanto Portugal tem apenas 18 % de licenciados, a Alemanha tem 28 /%  e os EUA 42 por cento”.
Em suma, por tudo quanto o professor abordou, não se assistiu a uma palestra mais, mas a uma lição com muita e actual informação. 
A sessão foi aberta pela Dra. Palmira Lopes que apresentou o Orador e teceu várias considerações sobre o seu brilhante curriculo académico e profissional, tendo a mesma sido encerrada pela presidente da Autitv, Manuela Estevão, que agradeceu a presença de todos, especialmente da vereadora da Cultura da Camara Municipal de T.Vedras, Dra. Ana Umbelino.
Os nossos agradecimentos. Um até breve.




1 comentário:

Joaqim Cosme disse...

Gostei imenso desta palestra. O Dr. José Fialho foi brilhante. Parabéns. Joaquim Cosme