20/03/2023

TERTÚLIA: LIVROS QUE NOS MARCARAM NA INFÂNCIA

Numa iniciativa da AUTITV, com a intenção de dinamizar algumas tertúlias sobre temas diversos, realizou-se uma sessão no passado dia 10 de Março, dinamizada pelo Professor Joaquim Moedas Duarte. O tema era “Livros que nos marcaram na infância”.

Foi bastante animada, pelas intervenções dos diversos participantes, que falaram sobre os livros de que gostaram, como foi o meu caso, que gostei muito de ler os livros de Enid Blyton, dos “Cinco” e dos “Sete”.

O Professor falou do livro Moby Dick, de que leu, na infância, uma versão adaptada, que o fascinou. Mais tarde, leu uma tradução completa do original, um clássico da literatura norte-americana, publicado em meados do séc. XIX e que, na altura, não teve bom acolhimento pela crítica e pelo público.

O livro relata a história de Ahab, capitão de navios baleeiros, que persegue a baleia branca (Moby Dick), para se vingar de um antigo encontro com ela, noutra pescaria, e que lhe custara a perda de uma perna. O romance contém um nível profundo de sentidos, uma análise da luta do Homem pela sobrevivência contra as forças da Natureza.

Também li o livro, em tempos, assim como vi o filme, que achei bastante trágico e sangrento.

Ao Professor Moedas Duarte agradecemos o seu empenho e dedicação.

Maria Otília Ramos

Sem comentários: