20/03/2023

Visita de estudo à Universidade Sénior de Torres Vedras (AUTITV)

   No dia 13 de março de 2023 a turma do 12º ano do Curso Profissional de Auxiliar de Saúde da Escola Secundária Henriques Nogueira foi conhecer a Universidade Sénior de Torres Vedras e perceber mais sobre o Envelhecimento Ativo. A Organização Mundial de Saúde define Envelhecimento Ativo como o processo de otimização das oportunidades para a saúde, participação e segurança, para melhorar a qualidade de vida das pessoas à medida que envelhecem.

   A lição que aprendemos durante a visita foi “Nunca é tarde para aprender!” porque tivemos a oportunidade de interagir com os seniores durante as aulas de Matemática e Informática, que estavam a decorrer durante a visita às instalações da Universidade. Bem hajam pelo seu dinamismo, entusiasmo, profissionalismo e sobretudo pelo carinho com que nos receberam. Aqui aproveitamos para agradecer, especialmente à Dra. Conceição Calhamar, pelos bolos. Estava tudo uma delícia, adorámos!


  Afinal, ser jovem não é só ter poucos anos de vida. Ser jovem é uma atitude, é uma maneira de estar, é uma escolha, é aceitar com convicção aquilo que somos e que podemos fazer melhor, não ter medo de errar e ser tolerante com os outros e sobretudo connosco próprios. Já é tempo de a sociedade abandonar as suas ideias preconcebidas relativamente à população sénior. Eles são cada vez mais e ainda têm muito para dar. Eles são a nossa família, eles são fonte de sabedoria e conhecimento e cabe a todos a responsabilidade de encontrar soluções onde juniores e seniores sejam os dois lados de uma só moeda.

Prof. Isabel Esteves (ESHN)

Sem comentários: