29/03/2023

Visita ao Centro Cultural de Belém Exposição – Coleção Berardo - 23 março 2023

Os alunos das disciplinas de Pintura a Óleo e Pintura a Acrílico da Universidade Sénior de Torres Vedras – AUTITV, fizeram mais uma visita organizada pela sua Secretaria, desta vez ao CCB – Coleção Berardo, dedicada à Arte Moderna (período do fim do século XIX e início do século XX) – e Arte Contemporânea (século XX, após 2ª Guerra Mundial e século XXI).

De forma simplificada, a Arte Moderna ainda apresenta uma preocupação com a técnica, traços e formas, mesmo que de maneira subjetiva, enquanto a Arte Contemporânea possui a caraterística de que absolutamente tudo se pode tornar Arte.

Para maior compreensão, anexamos uma explicação do Primeiro Modernismo às Novas Vanguardas do século XX.

Surgiram a seguir as várias tendências representadas nesta exposição, desde o Construtivismo, Dadaísmo, etc... até à “Pop Art”, Descolagismo e Noveau Réalisme.

Durante as três horas da visita fomos acompanhados por um Guia daquele organismo, sempre incansável nas respostas às questões colocadas.

Agradecemos à AUTITV a realização desta visita, esperamos a presença das colegas inscritas nas disciplinas de Artes e a continuação e a continuação de futuros eventos, com a brevidade possível.

Julieta Abano

Sem comentários: