05/03/2023

Tertúlia_memoração do centenário do escritor José Saramago (1922-2010)

No dia 03 de Março de 2023, pelas 15 horas, com a presença de 60 associados, decorreu na AUTITV tertúlia sobre vida e obra de Saramago, proposta pela actual Direcção.

Abrilhantou a exposição: o excelente Retrato de José Saramago da autoria de Isabel Faria.


O marcador distribuído foi executado por Catarina Lourenço.

O grupo das Danças no Mundo, surpreendeu, na abertura, com uma interessante coreografia de Angélica Rodrigues e Manuela Braga, acompanhada pelo poema “Fala do Homem nascido”de António Gedeão ao som de José Niza.


Ana Ladislau, deu início ao debate, referindo a importância da presença da mulher na escrita de Saramago, dando a palavra às colegas que fizeram breves citações de falas femininas de diferentes obras do autor.

De seguida foi mencionado, por Maria Parreirinha o livro “As Pequenas Memórias”, que foi sugerido pela Direcção no programa desta tertúlia como memórias autobiográficas elucidativas do início de vida do autor. Foram lidas algumas passagens deste livro.


Houve diversas e interessantes intervenções sobre a apreciação da vasta obra que ditaram alguma controvérsia sobre o estilo da escrita, e o interesse despertado pelo tema dos mesmos, na sequência da eloquente intervenção da Prof.ª Odete Bento.

Alguns conheciam a obra e gostaram, outros não, alguns nunca leram, outros que iniciaram alguma leitura e não apreciaram porque não entenderam a falta de pontuação em alguns momentos do texto e houve, ainda, quem se mostrasse interessado na leitura do livro “ O Ano da Morte de Ricardo Reis”, que é o mote da viagem de estudo à Casa dos Bicos, completado com o percurso que Dr. Ricardo dos Reis fez no dia seguinte à sua chegada do Brasil, a partir do Hotel Bragança…

Os romances mais comentados foram “O Memorial do Convento” 1982 “O Ano da Morte de Ricardo Reis” 1984, e ainda “A viagem do Elefante” 2008

A tertúlia encerrou com um poema de Saramago “Há-de Haver”, cantado por Isabel Faria, com música e acompanhamento de Manuel Teixeira.

Sobre Saramago é necessário saber distinguir de forma isenta o homem do escritor!

Não obstante o seu carácter suscitar alguma animosidade manifestada por muitos, é indubitável o seu real valor literário!


Alguns dos seus romances foram adaptados ao cinema, como “A Jangada de Pedra” e “Ensaio Sobre a Cegueira” entre outros!

Publicou mais de três dezenas livros em prosa, foi, em 1998 galardoado com:

-Prémio Camões

-Prémio Nobel da Literatura

Foram O Evangelho Segundo Jesus Cristo” 1991 e “O Ensaio Sobre a Cegueira” 1995 que levaram o nosso idioma a esse patamar internacional ▪

Helena Felgueiras

Sem comentários: