17/12/2009

Instituições da nossa Terra

Às vezes, com as pressas do dia a dia, não nos apercebemos da existência de certas Instituições Culturais da nossa terra. Conhecerão, caros leitores, a Associação Leonel Trindade – Sociedade de História Natural?
Está sedeada em Torres Vedras na Rua Cavaleiros da Espora Dourada. É uma organização científica sem fins lucrativos e que desenvolve estudos paleontológicos e paleobiológicos sobre vertebrados fósseis. Um dos seus objectivos é a promoção do património geológico da região Oeste mas desenvolve outras iniciativas no domínio da investigação científica e actividades pedagógicas.
Possui uma biblioteca especializada em vários temas com especial destaque para a paleontologia de vertebrados.
A gestão, organização, investigação e tudo o mais que ali é desenvolvido é fruto de acções de voluntariado e de algum mecenato.
Pertencente a esta Associação, e em pavilhão cedido pela empresa Ângelo Custódio Rodrigues, SA, está instalado no Polígono Industrial do Alto do Amial (Ramalhal) o Laboratório de Paleontologia e Paleoecologia que possui as competências técnicas e científicas adequadas para a investigação e gestão de património paleontológico.
Foi a este Laboratório que um grupo de cerca de trinta alunos da AUTITV se deslocou, a 10 de Dezembro, numa visita de estudo sugerida e acompanhada pela professora de História Local, Rita Sarreira
Foram observados membros esqueléticos fossilizados de animais que viveram há mais de 150 milhões de anos e através dos esclarecimentos prestados pelo Licenciado em Geologia Bruno Piteira ficou-se a saber muito acerca de prospecções, escavações, preparação e conservação dos esqueletos encontrados. Exige cuidados lidar com um fóssil. Há que retirar cuidadosamente a terra, fazer furos, colocar estacas, suportes, papel e outros materiais. É uma ciência.
Os fósseis em estudo neste Laboratório, provenientes essencialmente de dinossauros encontrados no concelho de Torres Vedras, depois de devidamente identificados, apelamos para que talvez um dia possam estar expostos num museu desta cidade.

Joaquim Cosme

2 comentários:

anilda oliva disse...

Gostei de ler este artigo . Não conhecia este museu e não pude visitá-lo por motivos de força maior. Em breve irei recrear a vista e adquirir mais conhecimentos sobre a matéria que o Sr. Cosme tão bem descreveu.
Obrigada.
anilda

Andradarte disse...

Gostei da descrição, mas o amigo Cosme
é uma pessoa delicada, não costuma falar com duas pedras na mão...hihihi
Abraço