18/03/2012

......E A FESTA SÉNIOR CONTINUA

As Câmaras Municipais de Cadaval, Lourinhã, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras em parceria com mais de meia centena de Instituições e Serviços e a colaboração do Centro Hospitalar e Centro de Saúde de Torres Vedras, PSP, GNR de Torres Vedras e ESCO elaboraram um leque de eventos a decorrer entre 20 de Fevereiro e 31 de Maio a que foi dada a designação de “FESTA SÉNIOR”.

A finalidade é fomentar a participação activa e continuada dos seniores de modo a proporcionar o aumento da sua qualidade de vida.

Desde o início já se realizaram bailes, concertos, colóquios e até ao fim de Maio muito mais vai acontecer.

A Universidade da Terceira Idade de Torres Vedras, a pedido da Câmara Municipal, para uma parceria no âmbito da festa sénior, concretizou a realização de uma palestra e para o efeito convidou como orador o médico e nosso professor Dr. Francisco Crespo. Essa palestra/colóquio aconteceu no passado dia 14 pelas 15 horas no Auditório da Câmara Municipal. Tinha como tema “os serviços e a saúde: sugestões para um envelhecimento saudável”
Esteve presente a vereadora Dra. Ana Umbelino que fez a apresentação do conferencista e no fim enalteceu as palavras proferidas e encerrou a sessão em conjunto com a Presidente da Direcção da AUTITV, Manuela Estevão, que também agradeceu ao orador.
Mas o que é que disse o Dr. Crespo? Numa linguagem muito clara e cativante falou de colesterol, tensão arterial, glicemias, diabetes, reumatismos e tantas tantas outras coisas, sem contudo dramatrizar.
A sala estava cheia e apercebia-se que todos estavam interessados no que ouviam.
O Dr. Crespo deu muitos conselhos: não abusar de medicamentos, beber água com abundância e vinho em pouca quantidade manter uma actividade mental realizando palavras cruzadas, falar com os jovens, ler livros e jornais, fazer ginástica e, como não podia deixar de ser, frequentar a Universidade da Terceira Idade.
Depois de tanto entusiasmo ainda se colocou à disposição para responder às questões que lhe colocassem. E foram-lhe colocadas várias. A todos respondeu com clareza. E no fim ainda indicou o seu número de telefone para que sempre que tenham necessidade de algum esclarecimento não se privem de lhe ligar.
Obrigado Dr. Crespo. Obrigado meu grande amigo.

(Joaquim Cosme)

1 comentário:

Albertina Granja disse...

Tive muita pena de não ter podido assistir a esta palestra do Dr. Crespo...., pois é sempre um prazer ouvi-lo.....!!!!
Terá de ficar para uma próxima.....